ETAP ‘exporta’ estagiários para França pela primeira vez

0
1491

Os primeiros alunos da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal (ETAP) abrangido pelo programa Erasmus +, partem esta segunda-feira à noite, para Bordéus (França), a fim de realizarem estágios na área dos seus cursos. Tratam-se de quatro estudantes do curso de Técnico de Turismo, um de Mecatrónica e outro de Manutenção Industrial / Mecatrónica Automóvel.

Os seis alunos, que vão estar seis meses naquele território francês, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Pombal, que lhes pediu para serem embaixadores do concelho junto dos amigos e das empresas onde irão estagiar. Também na ocasião, Diogo Mateus referiu que os alunos serão acompanhados pelos pombalenses radicados em Biscarrosse, cidade geminada com Pombal, tendo em conta a proximidade entre as suas cidades francesas.

O autarca aconselhou os estudantes a aproveitarem “os seis de meses de aprendizagem e de oportunidades” para que tragam na bagagem experiências que incentivem os outros alunos da ETAP, adiantando que a escola ficará disponível, também, para receber jovens europeus, num “processo de reciprocidade”.

Por sua vez, o director-geral da ETAP, enalteceu a importância da participação naquele programa europeu. Para Jorge Vieira da Silva, aquela iniciativa contribuirá, não só para o “desenvolvimento pessoal e profissional” de cada um dos jovens, mas também proporcionará um “contacto com outras realidades”, para além de, ainda, fomentar o desenvolvimento linguístico.

“Conhecer pessoas e culturas diferentes” são algumas das expectativas que os seis alunos levam na bagagem. Os jovens, com idades entre os 18 e os 23 anos, foram unânimes em afirmar que encaram aquela iniciativa como um “desafio”, mas igualmente uma “oportunidade única” que os vai “preparar para novos desafios”.

Orlando Cardoso (texto e foto)

Notícia mais desenvolvida na próxima edição impressa.