Estreia nacional do espectáculo “A Feira” encerra Festival de Teatro de Pombal

0
1434

É no palco do Expocentro (centro municipal de exposições de Pombal) que acontece a estreia a nível nacional do espectáculo “A Feira”. A peça entra em cena na noite desta sexta-feira (dia 25 de Março) com duas sessões que marcam o encerramento do Festival de Teatro de Pombal. A co-produção da companhia Radar 360º e da Artemrede será depois apresentada em mais 11 concelhos do país.

Esta criação inspira-se nos “fluxos nómadas e itinerantes das festas e romarias e das histórias das suas gentes, que reinventa em permanência as suas próprias regras”, refere uma nota da autarquia. A estreia nacional está agendada para as 21h00, seguindo-se uma segunda sessão às 22h15, ambas no Expocentro e com entradas gratuitas.

“A Feira” é um “espectáculo de artes de rua e artes circenses”, “desenvolvido de forma imersiva em 12 concelhos do país, a partir da investigação sobre as manifestações históricas de feiras e mercados” destes locais, explica a mesma nota.

Neste âmbito, foram identificados os certames deste tipo que ainda estão no activo, bem como os rituais a eles associados e o que leva as pessoas a continuar a frequentar estes espaços de socialização, quer sejam feirantes ou consumidores.

Com direcção artística de Julieta Rodrigues, “A Feira” inclui um documentário cinematográfico sobre todo o processo de criação e apresentações, realizado por Patrícia Poção.

Com o apoio do Centro 2020 | Programa Operacional Regional do Centro e República Portuguesa – Cultura I DGARTES – Direcção-Geral das Artes, a peça tem interpretação de André Araújo, Douglas Melo, Marisa Vieira, Mavatiku José, Patrícia Queirós, Pedro Estevam, Pedro Henriques, Pedro Matias e Ricardo Passos.

Após a estreia em Pombal, “A Feira” terá paragem noutros 11 municípios associados da Artemrede, nomeadamente Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Montemor-o-Novo, Montijo, Palmela, Santarém, Sobral de Monte Agraço, Tomar e Torres Vedras.