Espectáulo “Maçã de Adão” traz fado dançado ao Teatro-Cine

0
316

O Teatro-Cine recebe, este sábado, o espectáculo “Maçã de Adão”, de Jonas & Lander. Trata-se de um projecto “que contribui para o resgate da dança extinta do Fado”, uma vez que este foi dançado durante quase metade da sua existência numa dança denominada por “Fado Batido”, nome que advém do acto de sapatear, de bater com o pé no chão ao som do fado.
“Maçã de Adão” foi, em grande parte, trabalhado e pensado em Pombal, numa residência artística na Casa Varela – Centro de Experimentação Artística e no Teatro-Cine, sendo coproduzido pelo Município de Pombal. É também um álbum composto por originais de Jonas com temáticas que reacendem o Fado dançado e que realça as influências ibéricas, africanas, brasileiras e do folclore português, tão presentes na génese do Fado.
“O espectáculo ao vivo inspira-se na origem etimológica da palavra Fado, fortemente conectada com a roda da fortuna, o destino, o ocultismo, o ritual, os búzios ou o tarô, terreno fértil que nutre a estética deste concerto, onde a dança transborda do palco para um público que volta a dançar o Fado”, lê-se na sinopse.

Foi apresentado em Leiria, em Novembro passado, tendo, desde então, sofrido algumas alterações. O Teatro-Cine será assim o local onde “Maçã de Adão” será apresentado na sua versão definitiva.
Os bilhetes estão à venda na bilheteira online do Município de Pombal ou no Teatro-Cine, tendo um custo de cinco euros.