Espectáculo de stand up comedy e workshops assinalam Dia da Mulher

0
1157

A Freguesia de Pombal, em parceria com a APEPI e o Município de Pombal, promove, a partir desta sexta-feira e até dia, um conjunto de iniciativas destinadas a assinalar o Dia Internacional da Mulher. Com actividades que vão da Cultura à Literacia, passando pela Saúde e Bem-Estar, o objectivo é “fomentar momentos de reflexão”, explica o executivo presidido por Carla Longo, através de uma nota enviada à imprensa.
“Mais do que um barómetro das desigualdades, mais do que palavras bonitas para as mulheres”, a organização defende a necessidade de a data “constituir uma oportunidade de reflexão e consciencialização relativamente à existência de processos de desigualdade e de discriminação económica, social, cultural e política da mulher nos dias de hoje e à consequente necessidade de eliminação desses processos, enquanto condição para a construção de uma sociedade plenamente democrática”.
O programa abre portas esta sexta-feira com a segunda edição do espectáculo de stand up comedy “Por Elas”. No palco do Café Concerto, quatro mulheres (Rita Leitão, Tânia do Carmo Barbosa, Diana Nogueira e Joana Caldeira) prometem tratar assuntos sérios com a dose certa de humor, num evento que tem também um cariz solidário. Parte da receita angariada “Por Elas” reverte a favor da Casa Abrigo Teresa Morais e as reservas devem ser feitas na Freguesia de Pombal ou na APEPI (Largo do Arnado), mas os bilhetes podem também ser adquiridos online em https://cultura.cm-pombal.pt/event/por-elas/.
Já no Sábado, 4 de Março, o dia é reservado a um conjunto de workshops, todos com entrada gratuita, mas com obrigatoriedade de inscrição.
Às 10h00, a Unidade de Cuidados na Comunidade dinamiza uma sessão de literacia da saúde, onde uma equipa de médicos e enfermeiros abordará diversos temas relacionados com a “Saúde da Mulher”. Pelas 14h30, os agentes da Polícia de Segurança Pública ensinam aos participantes medidas de defesa e auto-protecção, numa iniciativa que é aberto a toda a comunidade e que terá lugar na Praça Marquês de Pombal.
Pelas 16h30, de novo na sede da Freguesia de Pombal, a pombalense Ana Rendall Tomaz, em representação da ONG Dress for Success, conduz um workshop que procura salientar a importância da imagem na procura activa de emprego. “Tendo como base a ideia de que dificilmente existem segundas oportunidades para causar uma boa primeira impressão, neste workshop trabalha-se a confiança e uma boa apresentação, como factores decisivos no sucesso de uma entrevista de emprego”, explica a Junta de Freguesia.
E porque a imagem passa, também, pela maquilhagem, o melhor é reservar lugar para a sessão seguinte. Isto porque, a partir das 17h30, a maquilhadora pombalense Sara Pereira dará conselhos e dicas de auto-maquilhagem, de forma a tirar o melhor partido de produtos básicos para o dia-a-dia.
Domingo, dia 5 de Março, será dedicado ao bem-estar na área da actividade física, com o apoio do Ginásio Fitness Factory de Pombal. Pelas 10h00 será dinamizada uma aula de postura e alongamentos, na Praça Marquês de Pombal, aberta a quem quiser participar.
O programa comemorativo encerra no Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, com a exibição d’ “As Glórias”, levado à tela pelo Cineclube de Pombal, seguido de debate. O filme, realizado por Julie Taymor, faz o retrato de Gloria Steinem, mostrando a mulher por detrás da activista, cuja contribuição para o movimento feminista marcou as décadas de 60 e 70.