Encontro de Teatro está de regresso com quatro espectáculos

0
1212

Quatro espectáculos compõem a nona edição do Encontro de Teatro, que a partir desta quinta-feira surge em versão alargada e como prova de resistência, avança a organização.

O espectáculo “O banquete”, do Teatro Amador de Pombal, integra a programação

Iniciativa do Teatro Amador de Pombal (TAP), o Encontro de Teatro regressa em 2022 “num contexto em que é difícil fazer acontecer”, admite à agência Lusa o responsável pela companhia, Humberto Pinto.
“Realizar o Encontro de Teatro só é possível porque o TAP é, há mais de 45 anos, resiliente”, diz o também actor e encenador, que lembra a “luta diária” da estrutura face ao evoluir da pandemia e à actual volatilidade das condições em que é admitida a realização de espectáculos:
“De um momento para o outro, o trabalho que os elementos do TAP têm realizado, ao longo dos últimos meses, pode não chegar onde mais queremos, que é a todos aqueles que seguem o nosso trabalho, que gostam de ver teatro e que sabem que a cultura é entretenimento, aprendizagem e crescimento”.
Por isso, o Encontro de Teatro de Pombal é também, nos dias que correm, como uma “vacina”.
“Tal como as outras [vacinas], teatro só faz bem à nossa saúde”, vinca Humberto Pinto.
Por isso, para esta nona edição, o TAP preparou uma dose reforçada de teatro, a apresentar entre os dias 13 e 16 de Janeiro.
“Temos um ‘menu’ especial porque, em vez das tradicionais três sessões, vão acontecer quatro”, realça.
O Encontro de Teatro decorre no Teatro-Cine de Pombal e começa na quinta-feira, às 21h30, com “8.º mandamento”, pela ADAC Teatro. “Um espectáculo que tem como ponto de partida um texto dos Génesis, onde os actores têm liberdade criativa para explorar o espaço cénico e a dramaturgia, sendo a encenação de Gabriel Bonifácio”, avança Humberto Pinto.
Sexta-feira, à mesma hora, “Semente – O Homem que plantava árvores”, do Ajidanha, de Idanha-a-Nova, uma história sobre o poder que o ser humano tem de influenciar o mundo à sua volta. Narra a vida de um homem e o seu esforço solitário, constante e paciente, para fazer do sítio onde vive um lugar especial.
“Fios Mágicos” de Marionetas Rui Sousa, sobe ao palco às 21h30 de sábado. Um espectáculo de encantamento, onde o público é levado pela magia dos movimentos e das acções. “De uma cartola sai um lenço de Arlequim… Mas este lenço afinal é um corpo, com cabeça e membros. O som de uma caixa de música, o puxar de alguns fios e dá-se a magia. Uma marioneta ganha vida e depois seguem-se outros personagens como: um jardineiro que cuida de uma flor mágica, um pavão dourado com a sua bela penugem a esvoaçar, um vampiro apaixonado, uma bailarina espanhola com sua poesia nos seus passos de dança, etc.”.

A fechar, domingo, às 17h00, o TAP serve, ele próprio, “O banquete” onde, com encenação de António Oliveira e Julieta Rodrigues, ora se revela ora se oculta a força e a fragilidade humana recorrendo ao “humor subtil, ironia e momentos absurdos”.