EDP quer identificar árvores que ameaçam linhas eléctricas

0
1873

A EDP Distribuição, com o apoio do Município de Pombal, vai promover uma campanha de sensibilização e informação às populações, com o intuito de dar a conhecer o “Projecto-Piloto Louriçal”, na sequência do temporal ocorrido em Janeiro de 2013. A iniciativa abrange os concelhos de Pombal, Figueira da Foz e Soure.

As acções decorrerão nas Juntas de Freguesia do Louriçal (5 de Abril), Almagreira (6 de Abril), Pombal (7 de Abril) e Pelariga), todas elas às 18h30.

O objectivo do projecto é “identificar as árvores que constituem ameaça para as Linhas Elétricas, devida à queda, varejamento ou arrastamento”, explica a autarquia em comunicado, e através do mesmo serão implementadas acções “que mitiguem o risco potencial para a Rede Elétrica”.

Após proceder à definição e caracterização da intervenção na parcela de cada proprietário, usufrutuário ou arrendatário, a EDP Distribuição irá propor uma compensação/indemnização por danos e perdas que, segundo o mesmo comunicado, “se pretende economicamente justa e ambientalmente aceitável”. Com a aceitação da proposta, celebrada através de um acordo entre as partes, é autorizada a intervenção da empresa no local.