Ecocharge foi considerada a melhor ideia de negócio

0
1509

Disputou-se na terça-feira, dia 03 de Março, a final municipal do concurso de ideias, dirigido a alunos do ensino secundário e profissional no âmbito do programa “Empreendedorismo nas Escolas 2015”, sendo promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. Pelo segundo ano consecutivo, foi um grupo de alunos da ETAP a vencer o concurso a nível municipal.

Após a avaliação dos sete projectos que chegaram à final, em representação da ETAP e do Agrupamento de Escolas de Pombal, o júri composto por Ana Gonçalves, Lídia Matos e Manuel Neto, escolheu como vencedor o projecto “Ecocharge”. A ideia de António e Manuel consiste na criação de capas de telemóvel com painel fotovoltaico, que permite carregar a bateria do telemóvel e tem dois objectivos primordiais, por um lado a vertente ecológica e por outro lado pôr fim aos constrangimentos de ficar sem bateria num aparelho que hoje em dia é quase vital para muitas pessoas. “É um projecto inovador que nos permite fazer várias funcionalidades que não existem”, foi o ponto forte apresentado por António Silva. Ambos acreditam que o projecto tem condições para ganhar a final, mas não esquecem a responsabilidade que irão ter, de representar o Município e a ETAP.

A sessão contou ainda com o testemunho de David Mendes, que deu alguns conselhos aos jovens participantes, aconselhando-os a não se precipitarem, mas também a não desistirem das ideias em que acreditam nas primeiras contrariedades.

Os vencedores irão disputar a final intermunicipal, que se realiza no Teatro-Cine de Pombal no próximo dia 20 de Março.

Os projectos foram avaliados tendo em conta cinco critérios: grau de inovação, exequibilidade da ideia, qualidade da apresentação, desenvolvimento da ideia e impacto para o território CIMRL.

Ana de Jesus