Dupla de árbitros distinguida pelo trabalho no andebol

0
1964

A dupla pombalense de árbitros internacionais de andebol, Roberto Martins e Daniel Martins, estiveram entre as 37 personalidades do distrito de Leiria homenageadas no dia 31 de Julho, no auditório da Biblioteca Municipal de Pombal, no âmbito do evento Leiria Handball Awards/Lizsport 2021.

Roberto e Daniel Martins no momento em que receberam a distinção

Na mesma cerimónia foi também distinguido, a título póstumo, o antigo treinador de andebol do Núcleo do Desporto Amador de Pombal (NDAP), Luciano Ribeiro, cujo galardão foi entregue ao cunhado, Carlos Lebre.

Carlos Lebre recebeu o galardão entregue, a título póstumo, a Luciano Carvalho

“Estamos na arbitragem já há 20 anos e em termos internacionais vamos para a nossa décima primeira época. Receber uma homenagem é sempre um motivo de orgulho, por ser um sinal que o nosso trabalho é reconhecido e valorizado”, realçaram os árbitros ao Pombal Jornal, à margem da cerimónia. Além disso, “tem um sentimento especial por estarmos a recebê-la na nossa terra, que é Pombal, e onde tudo começou, no NDA Pombal”, na época de 1990/2000, como fizeram questão de realçar. Foi também naquela temporada que realizaram o curso de árbitros nacionais, tendo, a partir de 2001 e até 2005, feito parte do grupo de Jovens Árbitros Portugueses. Na época 2003/2004, a dupla esteve inserida no grupo de Árbitros de Elite de Portugal. No currículo da arbitragem de competições internas, constam a final de seniores masculino, a final da Taça de Portugal em seniores feminina e a final da Taça de Portugal. No campo internacional, e depois de entrarem para o grupo de Jovens Árbitros Europeus (2005), os dois irmãos já foram nomeados para competições em várias partes do mundo. Do currículo fazem parte a meia-final do European Open Women’s 18, (Suécia), Insígnias da Federação Europeia de Andebol no European Championship Universety (Chipre), Campeonato da Europa Masculino Sub-18 (Áustria), Campeonato da Europa Masculino Sub-20 (Áustria), Campeonato da Europa Masculino Sub-20 (Dinamarca), segunda mão da meia-final EHF Cup Feminina, quartos de final do EHF Cup Feminina; quartos de final do Challenge Cup Masculino, fase final da Liga do Qatar e quartos de final do EHF League Masculino. Neste momento, a dupla já se encontra na Croácia, onde decorre o Campeonato da Europa [M19 EHF EURO 2021], de 12 a 23 de Agosto.
Para lá do andebol, Daniel Martins, de 40 anos, é psicólogo e Roberto Martins, de 39 anos, é gestor de eventos.

João Gonçalves, presidente da direcção do Núcleo do Desporto Amador de Pombal