Desfile de leques assinala nascimento do Marquês

0
1572

Recordar e valorizar a figura, a obra e a época do Marquês de Pombal é o objectivo do concurso “Leques do Século XVIII”, que o Município de Pombal promove, através do Museu Marquês de Pombal e da Divisão de Educação e Acção Social, no âmbito do Plano Estratégico para a População Sénior do Concelho de Pombal.

Ontem à tarde, na Praça Marquês de Pombal, foram apresentados os cerca de duas dezenas de modelos a concurso, num desfile, com os representantes das instituições particulares de solidariedade social e lares de idosos, a desfilar vestidos à época, evidenciando o seu protótipo.

Os modelos irão integraruma exposição a realizarno Museu Marquês de Pombal e os resultados do concurso serão divulgados no dia 24 de Julho, no âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Avós, por ocasião das seculares Festas do Bodo.

A iniciativa insere-se no projecto “Maio: Mês do Marquês” e procura assinalar a data do nascimento de Sebastião José de Carvalho e Mello. “Mais do que um acessório de moda, o leque foi durante muitos anos símbolo de poder, luxo e sedução”, referefonte do Museu Marquês de Pombal, acrescentando que se tratava de um “complemento de indumentária, símbolo de estatuto, peça de arte ou como transmissor de mensagens”.

“Criado com um objectivo funcional, ao longo do século XVIII o leque foi bastante utilizado pelas damas nobres e assumiu-se como uma verdadeira arma de sedução, tendo recebido uma linguagem própria que permitia às mulheres comunicare relacionar-se com os homens”, adianta a mesma fonte.

Ainda, segundo o Museu Municipal de Pombal, os leques eram “bens pessoais” pelo que “cada um contava a história da mulher que o usava”, daí que “havia leques para diferentes ocasiões”. “Muitas vezes feitos por encomenda e oferecidos para marcarmomentos importantes, são reflexo da sociedade em que eram criados, espelhando as suas preferências culturais e artísticas”, frisa, considerando que actualmente, aqueles acessórios, “são fontes relevantes para a compreensão da época barroca, considerada a Idade de Ouro do leque europeu”.

“Leques do Século XVIII” foi o tema escolhido pelo município para desafiar todas as instituições particulares de solidariedade social e lares de idosos do concelho, a criarum leque da época e a evidenciar a magia destes objectos, colocando neles toda a criatividade e sedução.

ORLANDO CARDOSO