“Cozinha de contos” apresenta nova forma de olhar a gastronomia

0
1472

O projecto escolar “Cozinha de Contos” foi apresentado no passado dia 10, no Teatro-Cine de Pombal. Associar a cozinha à aprendizagem, à cultura e ao desbravar de novos horizontes pelos mais novos são os principais objectivos do programa.

“A cultura do sabor, dos cozinhados e dos cheiros gastronómicos” foi dado a conhecer por Eva Mejuto e Mafalda Milhões, as mentoras do projecto. O programa cultural e multidisciplinar quer levar a gastronomia portuguesa além-fronteiras, incentivar os alunos do 1ºciclo a ler e desenvolver a criatividade dos mais novos com a realização de actividades que facultem a “autonomia e a capacidade de adaptação”, nomeadamente através dos “piqueniques de contos, da cozinha de contos e da cozinha de histórias”, frisou Eva Mejuto.

Ao longo da sessão de apresentação foi dado a conhecer o terceiro livro do projecto, “Maruxa”, uma cozinheira que quer mostrar que “o trabalho doméstico deve ser repartido entre o homem e a mulher”, mencionou uma das autoras, Eva Mejuto. Mostra, ainda, como a massa do pão pode servir para a criação artística.

“Tentamos que seja um projecto que confira aos nossos leitores a conquista e a realização de jogos tendo como premissa a comida”, explicou Mafalda Milhões. “É uma forma de chegar aos leitores e fomentar os atelieres para que as pessoas aprendam a gostar de ler.”

Entre as actividades apresentadas pelas autoras esteve a pintura com chocolate, o manuseamento da massa do pão para criar e para modelar bem como a concepção de refeições criativas. O projecto que está a dar os primeiros passos em Portugal já existe em Espanha e na Polónia. Para saber mais acerca deste programa basta aceder ao site www.cocinhadecontos.eu.

Ana Isabel Mendes