Conhecer Pombal à boleia de um xeque-mate

0
1526

Falar de xadrez em Pombal equivale a todo um universo que não se esgota na modalidade. Depois da realização do II Open Internacional Marquês de Pombal, a Oficina Xadrezista Marquês de Pombal/JRSF volta a dar cartas com a realização de mais uma iniciativa que atravessa as fronteiras do xadrez e junta, no mesmo espaço, actividades tão diferentes, mas que subscrevem os mesmos desígnios: divulgar a cultura e os artistas locais e dar a conhecer o concelho e o que de melhor se faz por cá, como revela Jorge Barrento, coordenador da academia.

Para prosseguir estes objectivos está aí à porta a primeira edição do Torneio de Xadrez FIDE Nocturno do Marquês de Pombal, que deverá trazer à cidade, e muito em concreto à Rua de Leiria, onde a oficina tem sede, dezenas de xadrezistas de vários pontos do país. A iniciativa começa já no dia 18 de Fevereiro, mas prolonga-se até 28 de Abril. Durante este período, os participantes e o público em geral vão poder usufruir da exposição de pintura de Miguel Bastos, artista que assina também a tela que será oferecida, no final, ao primeiro classificado do torneio. Da lista de prémios constam, ainda, muitas outras ofertas que resultam, também, do apoio de várias empresas locais a este evento.

O designado prémio “Gastronomia” será oferecido aos três primeiros classificados pelo Restaurante Vintage, que terão oportunidade de desfrutar de uma refeição no local, mas os cinco melhores vão ter também direito a perfumes, oferta da Balvera Perfumarias, e cervejas Rolls Beer, produzidas no concelho.

Durante o torneio, haverá ainda tempo para adoçar a boca com os afamados pastéis de nata, oferecidos pela pastelaria Filinata.

A par destes apoios, o torneio conta com outros parceiros como a Capital Imperial e Forever Drink Bar, que desde a primeira hora se têm associado às iniciativas da oficina, mas Jorge Barrento destaca igualmente o importante contributo de empresas como o Cardal Hotel, jornal O Pinheirinho e Pombal Jornal, Intermarché, O Manjar do Marquês, Gaspar & Costa, Foto Cardal e Outletchip.com.

Tome Nota:

Criada em 2014, a Academia de Xadrez Marquês de Pombal adoptou, no início deste ano, a designação “Oficina Xadrezista Marquês de Pombal”, dando resposta às actividades realizadas em paralelo, sobretudo no campo das artes. Tem actualmente como principal patrocinador a empresa JRSF, Lda..
As verbas angariadas destinam-se à concretização de iniciativas enquadradas no projecto cultural.

Notícia publicada na Edição nº73, de 21 de Janeiro