Concelho de Pombal continua a registar subidas diárias de Covid-19

0
6364

Entre os dias 11 e 17 deste mês, o Agrupamento de Escolas de Pombal (AEP) registou mais sete casos de alunos e um assistente técnico que testaram positivo para a covid-19 .

Sobe assim para 18 o número total de casos positivos naquela comunidade educativa, desde o início das actividades lectivas, incluindo-se aqui oito alunos, um assistente operacional e um assistente técnico, na Escola Secundária; quatro alunos da EB Marquês de Pombal; um aluno da EB Conde Castelo Melhor; um aluno da EB Redinha; um aluno da EB Pombal; e uma auxiliar de acção educativa do Centro Escolar de Almagreira. “Todos estes casos resultam de contágios fora do contexto educativo”, refere a direcção da escola, que adianta ainda que quatro deles já se encontram recuperados.

“De acordo com o Plano de Contingência, o AEP seguiu as orientações da Autoridade de Saúde Local que, de acordo com a avaliação de risco efectuada, decidiu a amplitude das medidas individuais e colectivas a adotar”, informa o AEP.

 

Por sua vez, no Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, desde a última informação disponibilizada, a 6 de Novembro, não há registo de novos casos nos estabelecimentos de ensino do pré-escolar.

No 1º ciclo, há mais dois alunos infectados. Para além destes, encontram-se em isolamento profiláctico uma turma e dois docentes.

Ao nível do 2º e 3º ciclos, houve um aluno que testou positivo neste período, tendo a Unidade de Saúde Pública de Pombal determinado também o isolamento profiláctico de uma turma e de um docente.

Segundo o esclarecimento prestado pela direcção da escola, “há ainda a registar alguns casos de crianças/alunos e pessoal não docente em isolamento preventivo por terem sido contacto de risco de casos positivos, apesar de terem testado negativo ao covid-19”.

De acordo com o Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria (CDOS), o concelho de Pombal regista, ao dia de hoje, 185 casos activos do novo coronavírus, o que eleva para 390 casos desde o início da pandemia.

Os dados divulgados hoje representam uma subida de 40 infectados em apenas dois dias, realçando-se cinco recuperados neste mesmo período (são agora 190).

Há ainda a lamentar 15 óbitos desde o início da pandemia.

 

Lares voltam a merecer preocupação

Os números da covid-19 têm subido de forma significativa no concelho de Pombal. São inúmeras as empresas e instituições que nas últimas semanas têm utilizado as redes sociais para divulgar casos positivos aí detectados, nomeadamente as IPSS com valência de lar, que voltam a estar no centro das preocupações.

Contudo, um dos maiores surtos da doença está localizado no Bairro Social Margens do Arunca, onde foram detectados vários casos positivos na semana passada. Uma situação que obrigou, esta segunda-feira, à realização de cerca de uma centena de testes a cidadãos ali residentes.