Comunidade voltou a ser solidária com doentes oncológicos

0
1285

O grupo de Voluntariado Comunitário (GVC) de Pombal da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) voltou a mostrar solidariedade com os doentes oncológicos. Os voluntários pombalenses entregaram no dia 25 de Agosto, ao Núcleo Regional do Centro da LPCC, um novo conjunto de peças de suporte, destinadas a mulheres com cancro da mama submetidas a tratamento nas unidades hospitalares da região Centro e a doentes colostomizados. Ao todo, o grupo doou 77 ‘Almofadas do coração’, 200 saquinhos de drenos e 30 bolsas para doentes colostomizados, confecionados e produzidos pela comunidade de Pombal com a colaboração do GVC.

Grupo de voluntárias que entregou as peças

Segundo a LPCC, as “almofadas do coração” são um suporte para vítimas de cancro da mama oferecidas às mulheres submetidas a tratamento nas unidades hospitalares da Região Centro, através das voluntárias do Movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa Contra o Cancro, um projecto de entreajuda que visa o apoio a todas as mulheres, familiares e amigos desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama. Ergonómica, a almofada é concebida para colocar debaixo do braço, de forma a proporcionar alívio da dor e redução do edema provocado pela cirurgia, diminuição da tensão nos ombros, entre outros benefícios.
Em forma de coração, as “almofadas do coração” são confeccionadas em Pombal desde 2016. De salientar que para a concretização desta iniciativa, os donativos de tecidos, linhas, e outros materiais, assim como a contribuição da sociedade civil, na confecção e decoração destas peças, assume-se como essencial, sublinha a LPCC.