Compras superam valores registados antes da Covid-19

0
1017

As transacções electrónicas e em numerário no concelho de Pombal já superaram os valores registados antes da Covid-19, o que demonstra a retoma em alguns sectores, revelou o presidente da autarquia na última reunião de Câmara Municipal, realizada a 16 de Julho. Em Junho, as compras atingiram o valor total de 31,9 milhões de euros.
De acordo com dados do sistema SIBS Analytics, no passado mês de Junho, o concelho de Pombal registou um volume total de movimentações electrónicas e em numerário de 31,9 milhões de euros, o que representa um “crescimento de 12,72% face ao período homólogo do ano anterior”, evidenciou Diogo Mateus. O valor deste ano ficou também acima do registado em Junho de 2019, que terminou com um total de operações de 29,1 milhões de euros.
Em Janeiro e Fevereiro deste ano as transacções electrónicas e em numerário no concelho de Pombal ainda registaram uma evolução negativa em relação ao período homólogo de 2020, mas desde Março que têm vindo “sempre a subir”, sublinhou o autarca.
“A situação já se apresenta um pouco mais simpática”, assistindo-se mesmo à “retoma da normalidade nalgumas áreas”, constatou o edil, destacando o crescimento face ao período homólogo do ano anterior de 14,5% nas operações de Março, 50% em Abril, 23,93% em Maio e 12,72% em Junho.
No que toca aos sectores de actividade, Diogo Mateus salientou que a área de lazer e viagens, com um incremento de 235%, foi a que teve um maior crescimento, seguindo-se os alojamentos turísticos (mais 98%) e os restaurantes e similares (mais 53%). Já pela negativa destacam-se as actividades de transporte de passageiros e aluguer de veículos (menos 54%), equipamentos de tecnologias, informação e comunicação (menos 53%) e serviços técnicos e informação (menos 42%).

Carina Gonçalves | Jornalista

*Notícia publicada na edição impressa de 29 de Julho