Colóquio sobre “Desporto e Sociedade” junta vários especialistas

0
1487

A comissão organizadora das comemorações do Centenário do Sporting Clube de Pombal promove no próximo dia 14 deste mês, sábado, um colóquio sobre “Desporto e Sociedade”, no pequeno auditório do Teatro-Cine de Pombal. A iniciativa, aberta à comunidade em geral, tem entrada gratuita mas sujeita a reserva, devido ao número de lugares limitados.

Caberá à vereadora do Desporto, Gina Domingues, dar as boas-vindas aos participantes, momentos antes de ter início o primeiro painel, marcado para as 09h30 e subordinado ao tema “Medicina no Desporto e Rendimento Desportivo”. Para falar sobre o assunto, a organização convidou Hélder Monteiro, especialista em Medicina Oral Desportiva e que abordará a importância do uso de goteiras oclusais no rendimento desportivo, mas também João Lameiras, que falará aos presentes sobre o papel do psicólogo do desporto no desenvolvimento e desempenho dos atletas. A moderação será assegurada por Nuno Campos, médico da Selecção Nacional de Futebol entre 1995 e 2014. Entre as 10h30 e as 11h00 há espaço para debate, seguindo-se um intervalo para café.

Hélder Monteiro
João Lameiras

Os trabalhos regressam às 11h30 para o painel “Futebol, Media e Sociedade”, dinamizado
Pelos comentadores da Sport TV Luís Marques, jornalista, consultor, administrador do grupo Impresa entre 2008 e 2016 e ex- membro da Comissão Directiva do Sporting SAD; Diogo Feio, advogado, professor universitário e ex-secretário de Estado da Educação; e ainda Nuno Magalhães, advogado, professor universitário, ex-secretário de Estado da Administração Interna e presidente da Assembleia-Geral do S.L.Benfica. Entre as 12h30 e as 13h00 abre-se espaço às intervenções do público.

Luís Marques
Diogo Feio

O programa da tarde tem início às 14h30 com o painel sobre “Políticas de Apoio ao Desporto”. Conta com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão; do presidente da Associação de Futebol de Leiria, Manuel Nunes; e do presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco.

Vítor Pataco

Após o debate, avança o último painel (16h00), dedicado ao “Futebol, Juventude e Formação”, cujos oradores serão o treinador-adjunto da selecção nacional de futebol de sub-21, Alexandre Silva, e o ex-árbitro de futebol e comentador desportivo, Jorge Faustino.

Jorge Faustino

Na sessão de encerramento participam o presidente da direcção do Sporting Clube de Pombal, António Sintra, o presidente da Comissão Organizadora do Centenário, João Coucelo, e o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão.
Os interessados em participar no evento deverão reservar o seu lugar através do email sportingclubepombal@hotmail.com ou do telefone 915 499 751. A entrada é gratuita.