CineBanda junta música ao vivo e filmes em Pombal

0
1705

Um conjunto de músicos profissionais e amadores vai interpretar composições originais, criando bandas sonoras para filmes históricos de natureza documental, a exibir em Setembro, em Leiria, Peniche, Pombal e Torres Novas.

Num território marcado pela tradição das bandas filarmónicas centenárias, CineBanda é um projecto em rede que potencia essa herança da música de sopros, juntando em cada apresentação músicos profissionais e igual número de músicos amadores de bandas locais, avança o município de Leiria em comunicado.
CineBanda tem como director artístico Laurent Filipe e como director musical Alberto Roque, que num exercício de criação em residência em cada concelho vão trabalhar obras originais escritas por jovens compositores nacionais, para as apresentar com os filmes, numa evocação do cinema mudo.
O projecto pretende ser uma experiência imersiva que faça “conviver contemporaneidade e memória” em locais selecionados pela sua mais-valia patrimonial. CineBanda ambiciona ainda “incrementar a coesão territorial”, servindo também para “valorizar as dinâmicas locais e turísticas”.
Estão previstos oito espectáculos, sendo que as primeiras apresentações acontecem no Parque das Termas de Monte Real, em Leiria, nos dias 3 e 4 de setembro, às 21h30, com entrada livre.
Depois, CineBanda segue para o Castelo de Pombal, a 10 de Setembro, e Praça de touros de Abiul, no dia 11, sempre às 21h30.
Em Peniche, as apresentações são no Parque do Baluarte, a 17 e 18 de Setembro, enquanto a Praça 5 de Outubro, em Torres Novas, acolhe CineBanda, a 24 e 25 de Setembro.

Lusa