Cinco amigos juntam-se em palco para dar vida a músicas de Natal

0
936

Esta sexta-feira à noite (dia 22), Daniela Gameiro, Vando Barros, Daniel Romeiro, Emídio Gameiro e Rodrigo Sena transportam-nos para o universo musical desta quadra. A partir das 21h30, na tenda gigante instalada no Jardim do Cardal, o espírito natalício dá o mote às sonoridades que Daniela & Merry Friends vão interpretar. As entradas têm um custo de apenas dois euros.
O desafio foi lançado pelo município a Vando Barros, que convidou depois um grupo de músicos que com ele já tinham trabalhado. Daniela Gameiro será a voz do projecto, a que se junta a de Vando Barros; Daniel Romeiro vai estar ao piano; Emídio Gameiro no baixo; e Rodrigo Sena na bateria e percussão.

Fica uma breve resenha do percurso destes músicos, mas o melhor mesmo é sair de casa e assistir ao concerto.

Rodrigo Sena, Dani Romeiro, Vando Barros, Emídio Gameiro e Daniela Gameiro

Daniela Gameiro, de 42 anos, deu os primeiros passos musicais no Coro da Igreja e aos 21 anos participou num concurso de talentos da RTP “Operação Triunfo 2”. Em 2012, a convite do músico Vando Barros, integra o projecto musical Dona Ester. Em 2015, com o nascimento da segunda filha, Dona Ester deixa os palcos para se dedicar mais à família, tendo regressado recentemente.
Vando Barros nasceu no Brasil, mas desde 2004 que vive em Pombal. Tem participado em inúmeros projectos musicais com artistas locais e tem no seu portefólio vários temas originais.
O pombalense Daniel (Dani) Romeiro começou a aprender música aos 10 anos, na Filarmónica Artística Pombalense (clarinete e sax alto) e, ao mesmo tempo, com uma professora particular de piano. Aos 15 entra no Conservatório de Coimbra. Foi um dos membros do trio La Folie, juntamente com Tozé Aguiar e Tó Silva, tendo sido também músico residente e gestor artístico no Buda Bar e pianista/teclista na discoteca Palace Kiay. Actualmente, trabalha como músico em diversos contextos e formações, normalmente no piano e/ou sintetizadores, mas também como produtor e arranjador. É licenciado em Ensino da Música.
Rodrigo Sena, músico percussionista brasileiro, actualmente radicado em Pombal, tem uma trajectória marcada por colaborações no cenário brasileiro, tendo gravado e tocado ao lado de talentos bem conhecidos. Rodrigo Sena deixou também a sua marca sonora na Irlanda, França e Inglaterra, onde realizou gravações e apresentações.
Emídio Gameiro é pombalense e a sua ligação à música aconteceu por mero acaso, em brincadeiras de irmãos, mas aos 15/16 anos entusiasmou-se por cordas (baixo). Aos 18 anos já participava em bandas regionais e por volta dos 19/20 anos teve o seu primeiro convite para participar nas bandas “Kripton” e “Cosmos”. No início dos anos 90, integrou outros projectos e, no final dessa década, frequentou a Escola de Jazz no Porto. Depois disso, passou por outros grupos, estando, nos últimos seis anos, na “Banda Acesso”, de Ourém.