Ciclo de teatro amador descentraliza-se a outras freguesias

0
2156

O habitual ciclo de teatro amador promovido pela Fundação INATEL, em parceria com a Freguesia de Pombal e a Câmara Municipal, vai este ano a outras freguesias do concelho.
O evento foi apresentado em conferência de imprensa realizada nos Claustros dos Paços do Concelho, com Acácio Sobreira, da delegação de Leiria INATEL, a afirmar que “esta quarta edição tem a melhor programação que já tivemos até hoje”.

No entender daquele responsável, o ciclo de teatro amador assume-se como “uma forma que o INATEL encontrou para apoiar a arte do teatro”, aliando a política cultural da instituição àquela que é desenvolvida pelas autarquias. Por outro lado, Acácio Sobreira destaca o facto de o certame ser, pela primeira vez, descentralizado, procurando ir ao “encontro da população e levá-la a ver teatro”, daí que tenha feito um apelo aos parceiros para que dinamizem a divulgação dos respectivos espectáculos.
António Nascimento Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Pombal, não tem dúvidas da importância daquele evento, até porque é uma forma de apoiar o teatro amador. O autarca está convicto que o evento continuará a atrair público, tal como aconteceu nas primeiras edições.
Já o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Mateus, aproveitou a ocasião para agradecer a disponibilidade da Filarmónica da Guia, da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Estrada, da Filarmónica Vermoilense e da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Louriçal, para receber espectáculos nas suas sedes.
Uma descentralização que, segundo Ana Gonçalves, vereadora com o pelouro da Cultura, resulta do “espírito de colaboração” da Junta de Freguesia de Pombal ao aceitar o “desafio” que lhe foi lançado pelo município.
O ciclo de teatro prevê a realização de sete espectáculos até 22 de Dezembro. A estreia acontecerá já no próximo sábado, às 21:30 horas, no Teatro-Cine de Pombal com a peça “Caminho marítimo para a desgraça” a cargo pelo grupo “Trincheira Teatro”, de Coimbra. Por sua vez, no dia 19, será a vez do “Te-Ato”, Grupo de Teatro de Leiria, subir ao palco do salão da Filarmónica da Guia com “A farsa do mestre Pathelin”. Ainda em Novembro, dia 26, o Teatro Amador de Pombal leva “As viagens de Gulliver” à Associação da Estrada, freguesia de Pombal. No mesmo dia em que o Salão da Filarmónica Vermoilense (Vermoil) receberá a peça “A Birra do Morto” pelo grupo de teatro “O Celeiro”. No mês de Dezembro terão lugar três espectáculos, nos dias 7, 10 e 22.

Orlando Cardoso (texto e foto)