Cerca de 500 vão percorrer a Sicó a favor dos bombeiros

0
1642

O Trail Running Pombal Sicó, que se realizará no próximo domingo, espera reunir cerca de 500 participantes, num dos maiores eventos desportivos da zona Centro, organizado pelos Bombeiros Voluntários e Câmara Municipal, contando com o apoio de diversas entidades, com destaque para a empresa Roca, que, desta forma, reafirma o seu compromisso de responsabilidade social e apoio à comunidade onde está inserida.

A prova, que se divide em caminhada, iniciação ao trail (17 km), trail running (25 km) e ultra trail running (46 km), pretende promover a Serra do Sicó através da sua preservação bem como a adopção de um estilo de vida saudável. Para além disso, a competição tem também um cariz social, já que o valor angariado através das inscrições reverterá na totalidade para os Bombeiros Voluntários de Pombal, para a aquisição de equipamento de protecção individual.

A prova principal Ultra Trail Rosa Albardeira terá início às 8:00 horas e irá percorrer caminhos e trilhos da Serra do Sicó – em território das freguesias de Pombal, Pelariga e Redinha, numa distância aproximada de 46 km e 1600 metros de desnível acumulado positivo, com início e chegada no Largo do Cardal.

O trail running é um tipo de corrida muito diferente das corridas normais de estrada e de corta-mato. Os percursos onde são realizadas estas provas incluem trilhos muito técnicos que na maioria dos casos só são acessíveis a pé, zonas montanhosas com grandes declives, subidas de pequenos riachos, com fundos rochosos e com pouca água, subida de pedras, entre outros tipos de piso com terrenos acidentados. Por vezes, os percursos são tão técnicos e duros que os atletas não conseguem correr, tendo mesmo que caminhar, saltar riachos, andar sobre pedras, sendo extremamente duros.

ORLANDO CARDOSO