CDU candidata Jaime Portela à Câmara e Jorge Neves à Assembleia

0
1590
Jaime Portela e Jorge Neves são os candidatos à presidência da Câmara e Assembleia Municipal, respectivamente

Jaime Portela é o cabeça-de-lista à Câmara Municipal de Pombal pela CDU, concorrendo como independente. O nome do professor foi avançado esta tarde pela Coordenadora do Distrito de Leiria da Coligação Democrática Unitária (CDU), adiantando ainda que Jorge Neves, funcionário dos CTT, volta a liderar a lista à Assembleia Municipal de Pombal.
A escolha de Jaime Portela “dá corpo à linha de grande abertura das listas da CDU a independentes, confirmando a Coligação como o mais importante espaço de unidade de democratas com várias origens, percursos e opções, verdadeiramente progressista”, refere a nota enviada à imprensa.
Já a indicação de Jorge Neves, “pretende dar expressão ao reconhecimento merecido do papel que, mesmo sem representação na Câmara ou Assembleia Municipal, o PCP tem tido na defesa dos interesses dos trabalhadores, dos agricultores e das demais populações do Concelho de Pombal”, justifica a coordenação distrital.
“Passados quatro anos, a realidade concelhia, a inércia ou acomodação da generalidade das forças políticas representadas na Câmara e na Assembleia Municipal atesta da necessidade da voz da CDU nos órgãos autárquicos municipais que tanta falta tem feito para fazer chegar às instituições do concelho os inúmeros problemas dos trabalhadores, dos agricultores, das micros e pequenas e médias empresas do concelho de Pombal”, acrescenta a mesma nota.

Percurso de Jaime Portela
O candidato à Câmara nasceu em Pombal há 62 anos, onde fez o percurso escolar até à entrada no ensino superior, em Coimbra, onde se licenciou em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Tem uma vasta experiência no campo associativo, com ligações ao Sporting Clube de Pombal, Rancho Típico de Pombal, Orfeão de Pombal e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, onde foi bombeiro durante 25 anos, integrando o quadro de honra da instituição.
No campo profissional, foi bancário em Pombal durante 15 anos. Posteriormente ingressou na docência, onde se mantém, sendo professor de História do 3º Ciclo e Secundário no Agrupamento de Escolas de Ourém.

Jorge Neves regressa à Assembleia
O candidato à Assembleia Municipal de Pombal é já um nome bem conhecido das lides políticas. Jorge Neves, de 51 anos, que é membro da Comissão Concelhia de Pombal do Partido Comunista Português (PCP), encabeçou a lista àquele órgão nas eleições autárquicas de 2013 (tendo sido eleito) e 2017. Reside na Cartaria, na União de Freguesias de Santiago e S. Simão de Litém e Albergaria dos Doze.
Iniciou a vida profissional na Construção Civil, foi ainda madeireiro e operário fabril. Desde 1992, é funcionário dos CTT, onde é também membro da comissão de trabalhadores. Ainda na esfera associativa, foi dirigente sindical do SNTCT até 2008, integrou o Teatro Amador da Cartaria desde a sua fundação e foi igualmente membro de diversas comissões de festas daquela localidade. Desta ligação ao mundo associativo, destaque para a Associação de Melhoramentos, Cultura e Recreio da Cartaria (AMCRC), onde é dirigente. A estes cargos junta o de vice-presidente do Moto Clube de Pombal, sendo seu co-fundador.

 

A apresentação pública dos dois candidatos está marcada para o próximo dia 14, pelas 17h00, no Largo do Cardal, em Pombal. Conta com a presença de José Luís de Sousa, responsável pela Organização Concelhia de Pombal do PCP, e de Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, responsável pela Organização Regional de Leiria.