CDS-PP faz “visita jurássica” a Santiago de Litém

0
1608

O Núcleo do CDS-PP de Alitém promove este sábado, dia 20, uma “visita Jurássica” a Santiago de Litém. A iniciativa está marcada para as 15h00 e prevê uma deslocação aos locais dos achados arqueológicos, com o objectivo de “analisar a potencialidade destas descobertas na promoção integrada da União de Freguesias de Santiago, S. Simão de Litém e Albergaria dos Doze”.

A visita conta com a presença dos elementos do Núcleo do CDS-PP de Alitém, do membro da Assembleia de Freguesia do partido, António do Carmo, e também dos elementos da Concelhia de Pombal. A estes juntam-se representantes do Grupo Protecção da Sicó (GPS), a quem foi solicitada colaboração nas questões técnicas.

A primeira paragem da comitiva acontece na Quinta Pedagógica, em Santana, daqui seguindo, cerca das 16h30, para os locais onde foram descobertos os últimos achados arqueológicos, na localidade de Junqueira. A última paragem é no lugar de Andrés onde, há cerca de três décadas, foram encontrados os primeiros fósseis.

“Após as recentes descobertas, o Núcleo do CDS-PP de Alitém considera que, não obstante a importância do trabalho de Investigação realizado em torno destas descobertas, é fundamental ‘olhar mais à frente’”, referem aqueles centristas. Nessa perspectiva, a estrutura partidária presidida por Ana Marto defende a necessidade de estas descobertas virem a “fortalecer o posicionamento desta união de freguesias, a nível regional, funcionando como um veículo de promoção e divulgação externa”. Uma medida que, segundo Ana Marto, se enquadra num dos objectivos do núcleo de Alitém: dar a conhecer as potencialidades daquele território. Para isso, a presidente quer “fazê-lo em todas as vertentes, procurando que a sua importância pré-histórica e o seu património paleontológico sejam um factor de atractividade”.