Castelo de Pombal regista aumento expressivo de visitantes

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O Castelo de Pombal registou em 2024 um número de visitantes que superou os dados anteriores à pandemia Covid-19, o que “reflecte a recuperação e a relevante importância do Castelo na promoção do turismo cultural”, segundo a autarquia. O ano passado, o monumento esteve na rota de 27.565 turistas, enquanto em 2019, ano anterior à chegada da pandemia, esse registo aponta para 23.336 visitantes.
O anúncio foi feito, esta terça-feira (dia 4), pelo Município de Pombal, que aponta os meses de Verão como os de maior afluência. Para este sucesso terão contribuído “a diversificação das actividades culturais e a crescente atracção do público estrangeiro”, aponta a autarquia, que diz que os números divulgados não contabilizam as provas desportivas que passam pelo Castelo de Pombal, nem o principal evento ali realizado (Mercado Medieval) que, também no ano passado, se assumiu como o ano de maior impacto ao nível de visitantes, com cerca de 15.655 pessoas.
Desde a sua reabertura ao público, em Abril de 2014, recebeu um total de 225.660 visitantes, dos quais 163.164 eram portugueses e 62.496 estrangeiros.

No caso da afluência em 2024, o castelo recebeu a visita de 12.194 estrangeiros e 15.371 portugueses. O Brasil destaca-se como o maior país emissor de visitantes, com 33,32% do total, o que representa 4. 098 turistas. A França segue de perto, com 31,40% (3.862 visitantes), reflectindo a forte relação cultural e geográfica entre os dois países. A Espanha ocupa o terceiro lugar com 8,46% (1.040 visitantes), evidenciando a proximidade e a facilidade de deslocação dos turistas espanhóis, país que mais tem crescido no que concerne ao número de turistas. Segundo a autarquia, a explicação reside na “política municipal de promoção turística”, como as Feiras de Valladolid e Madrid (INTUR e FITUR, respectivamente).

O Reino Unido representa 7,36% (905 visitantes), enquanto a Alemanha, com 3,64% (448 visitantes), e os Estados Unidos, com 2,78% (342 visitantes), continuam a ser mercados importantes, embora com uma participação menor. O Canadá contribui com 1,61% (198 visitantes) e a Holanda com 1,48% (182 visitantes). A Itália segue com 1,44% (177 visitantes) e, por fim, a Suíça, com 0,93% (114 visitantes), embora com uma participação menor.