Castelo de Pombal abre portas ao Mercado Medieval de sexta até domingo

0
2531

O Castelo de Pombal abre portas, ao início da tarde desta sexta-feira, a mais uma edição do Mercado Medieval, com destaque para o espectáculo infanto-juvenil “Os Saltimbancos”, às 15h00.

“A construção do Castelo de Pombal” é o tema da edição deste ano

“Um evento de referência nacional que irá retratar a construção do monumento e o ‘modus vivendi’ das gentes que habitaram o território no século XII”, como refere a nota de imprensa do Município de Pombal, que assume a organização em parceria com a Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais (Adilpom).
Dinamizado pela empresa “Décadas de Sonho”, a edição deste ano do Mercado Medieval terá como temática “A construção do Castelo de Pombal”, no contexto da Reconquista Cristã.
Até domingo, o evento reúne um acampamento militar, acampamento mouro, animação de rua, jogos infantis, mostra de falcoaria, música e danças medievais, danças orientais, bobos e saltimbancos da Corte, recriações históricas, demonstração de ofícios, artesãos, Corte dos animais, mas também tasquinhas, mercadores místicos e muito mais vivências medievais, tendo como tema central os Templários.

Edificado no século XII, entre 1156 e 1171, por Gualdim Pais, Mestre da Ordem do Templo, o Castelo integrou um conjunto de praças militares destinadas a defender Coimbra, assumindo-se como o posto mais avançado da linha defensiva do Mondego. O baluarte (dos primeiros do Reino) terá sido levantado entre as duas datas, apontando-se 1156 como o ano em que as suas obras se iniciaram.
À semelhança de edições anteriores, a Câmara Municipal colocará à disposição de todos os visitantes, uma rede de transporte público urbano (Pombus), gratuito, entre o centro da cidade (Largo do Cardal) e o Castelo, apelando à sua utilização, uma vez que o parque de estacionamento junto ao monumento estará interdito e haverá condicionamento do trânsito na Rua da Encosta do Castelo.