CASTANHEIRA DE PERA | Vem aí o “Festival de Caminhadas da Serra da Lousã”

0
1565

A 1ª edição do “Festival de Caminhadas da Serra da Lousã”, organizada pelos Municípios de Castanheira de Pera e Pampilhosa da Serra, numa estreita parceria com o evento congénere “Walking Weekend Pampilhosa da Serra”, está marcada para os dias 6, 7 e 8 de Outubro e promete experiências únicas que incluem património natural, saber-fazer, gastronomia e paisagens de cortar a respiração.
Durante três dias, e à ‘boleia’ do pedestrianismo, a organização promete um “programa diversificado, criativo e especialmente vocacionado para proporcionar experiências multissensoriais”. Repleto de “emoções fortes”, o festival de caminhadas dará a conhecer “os recantos únicos de Castanheira de Pera, o seu património natural, saber-fazer, gastronomia e paisagens de cortar a respiração, com diversas caminhadas temáticas, repletas de experiências únicas”.
Respeitando a capacidade de carga do território e dos seus ecossistemas, o festival é limitado a 80 participantes.
Na sexta-feira, 6, é dia de recepção aos participantes, apresentação e credenciação. No sábado, a manhã é dedicada a conhecer os percursos pedestres de Castanheira de Pera. Entre opções com distâncias mais longas e percursos mais curtos, complementados com performances musicais, os festivaleiros são convidados a “pôr a mão na massa” e a desafiar os cinco sentidos. Antes do jantar-concerto, a tarde é dedicada a multi-actividades (dentro ou fora de água), onde o paintball promete pôr à prova a pontaria de cada um.
O último dia, domingo, oferece opções de caminhadas dentro e fora de água, mais intensas ou mais relaxantes, com degustação de infusões e yoga. O festival encerra com um almoço- convívio à maneira Castanheirense, antes da apresentação do programa do “Walking Weekend Pampilhosa da Serra 2024”.

Inscrições e todos os pormenores podem ser obtidos em www.festivaldecaminhadas.pt.