Carros alegóricos e muita sátira animam Abiul mas há bailes com prémios por todo o concelho

0
1170

As festividades de Carnaval não se restringem à cidade. Em Abiul, a freguesia onde o Carnaval tem tradição mais vincada, a festa faz-se no domingo, dia 2 de Março, a partir das 15h00. Ao todo, sete carros alegóricos, organizados pelas colectividades, vão percorrer a principal artéria da vila, com ponto de partida junto à Fundação Dr. José Lourenço Júnior e término na Praça de Touros. À semelhança de anos anteriores, esperam-se momentos recheados de sátira, inspirados sobretudo na política nacional e nas tradições locais. Após o desfile, segue-se a habitual garraiada, outro dos pontos altos da festa. No dia anterior (1 de Março), não vai faltar também o baile, no pavilhão junto à Praça de Touros, a partir das 22h00, animado pelo Duo Tomané. A entrada é livre.
Noutros pontos do concelho, destaque para o Baile de Carnaval em Anços (Redinha), dia 3 de Março, às 21h30, animado pelo Graciano Ricardo. Há prémios para os quatro melhores mascarados. Na mesma freguesia, mas na Associação das Barreiras, há noite carnavalesca no dia 28 (sexta-feira), a partir das 22h00, também com a actuação de Graciano Ricardo. Há prémios monetários para os três melhores grupos e mascarados (100 euros, 75 euros e 50 euros).
Em Carnide, também se celebra o entrudo. A Comissão de Festas de Santo Elias organiza um baile no sábado (1 de Março), a partir das 21h00, com música de Artur João. Há também prémios para os melhores. Na freguesia do Carriço, o Parque Social do Cabeço abre as suas portas à folia da época, com um baile animado por Renato Cardoso. É na segunda-feira, 3 de Março, a partir das 21h30, com prémios para os mascarados que surpreenderem o júri. Na mesma freguesia, a Associação da Silveirinha Grande e Claras organiza também uma festa, no sábado, primeiro dia do mês, com a banda Big Jovem a dar os acordes para a pista de dança, a partir das 22h00. As máscaras mais originais serão premiadas.