Caminhada dá a conhecer lagoas da Mata do Urso

0
1427

O incêndio em 2017, e posteriormente a tempestade Leslie, contribuiu para a danificação e abandono do corredor ecológico das três lagoas da Mata do Urso, na fronteira dos concelhos de Pombal e Figueira da Foz. Em resultado disso, grande parte do percurso está obstruído, impedindo que se possa usufruir deste local, mas é também visível o alastramento de espécies invasoras no local.

Com o intuito de observar as condições no local e identificar estratégias de recuperação e preservação deste património ecológico, o Grupo de Cidadãos Eleitores Oeste Independentes organiza este domingo, dia 24, uma caminhada informal com a participação de Paulo Pimenta de Castro, autor do livro “Portugal em Chamas – Como Resgatar as Florestas”.
A caminhada, com uma distância de cerca de 10km, tem início às 10h00 (15 minutos de tolerância), junto á rotunda do Ecomatur (próximo da praia do Osso da Baleia) e uma duração aproximada de quatro horas. A iniciativa é limitada a 30 participantes, devendo os interessados enviar mensagem através do messenger a confirmar a intenção. Tem as seguintes coordenadas: 40.00048881269457, -8.862430202293263.
A organização chama a atenção para as condições adversas do percurso, pelo que aconselha a participação a pessoas em boas condições física. Recomenda ainda utilização de calçado e vestuário adequado e que os participantes vão munidos de água e farnel.
Sobre Paulo Pimenta de Castro, é licenciado em Silvicultura pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Foi docente no Ensino Profissional, na área florestal, técnico superior na Confederação dos Agricultores de Portugal, secretário-geral da Federação dos Produtores Florestais de Portugal e da Associação Nacional das Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente. Integrou o Conselho Consultivo Florestal do Ministério da Agricultura e foi perito no Conselho Consultivo das Florestas e da Cortiça junto da Comissão Europeia. É consultor e preside à direção da Acréscimo – Associação de Promoção ao Investimento Florestal.