A edição deste ano do Bodo, que se realiza entre 24 e 29 de Julho, vai ser a mais inclusiva de sempre, segundo anunciou Pedro Pimpão, presidente do Município de Pombal, na apresentação das maiores festas do concelho.

As novidades foram reveladas no Jardim do Cardal, num evento aberto ao público e que contou com a presença de José Cid, um dos artistas que passará pela cidade durante o Bodo.

O edil pombalense deu nota da maior inclusão na edição deste ano, revelando que ainda que, numa parceria com a CERCIPOM, “vários utentes irão trabalhar connosco na organização”. Além disso, os maiores espectáculos terão áudiodescrição para cidadãos invisuais e haverá um espaço com boas condições e visibilidade para cidadãos em cadeira de rodas.
Depois de agradecer aos vários parceiros na organização, como a Adilpom, a Confraria do Bodo ou a Cooperativa Agrícola de Pombal, entre outros, Pedro Pimpão deu outra novidade: a criação do BodoPet, uma área destinada aos animais de estimação.
Sobre os espectáculos, o autarca reiterou o compromisso de promover os artistas locais e regionais no palco principal, com várias actuações programadas antes dos concertos dos cabeças de cartaz.
Já o palco que estará no Jardim do Cardal será “exclusivamente dedicado a Pombal”, afirmou. Ali actuarão, por exemplo, a Sociedade Filarmónica Vermoilense, a Filarmónica Artística Pombalense, o Coro Municipal Marquês de Pombal acompanhado pela Orquestra Nacional de Jovens e haverá um espectáculo promovido pela associação Costumes & Diálogos.
Quanto ao palco principal, instalado no Largo do Arnado como vem acontecendo nos últimos anos, ficou-se a saber que Nininho Vaz Maia vai actuar no dia 24 (quinta-feira), sendo seguido pelos dj’s Menasso e Kiko. No dia seguinte, será Richie Campbell a estrela maior, com o palco a receber também Bella Bellux, os Usados com Garantia e o dj Vito. Bárbara Tinoco actua no dia 26, sendo precedida de Carolina Lopes, numa noite que recebe também os dj’s Bagunçada, Mr Groove e Angel. O domingo, dia 27, terá o Padre Guilherme como cabeça-de-cartaz, com os pombalenses Dovecote e os dj’s Ebmath e Xandi a completarem o alinhamento. Os Xutos e Pontapés regressam a Pombal no dia 28, para o seu primeiro concerto na cidade sem Zé Pedro. The Cartel, Sara Santini e o dj Ghira actuam também nessa noite. Finalmente, no dia 29, estão agendadas as actuações de José Cid, Elsa Gomes, dj Cazé e dj Lino F.