Bodo das Castanhas em Vermoil marca o regresso das festas

0
2285

O secular Bodo das Castanhas está de regresso a Vermoil. A Junta de Freguesia está a preparar um programa de três dias de actividades e animação, com destaque para as tasquinhas regionais, feira de frutos secos e artesanato, prova de BTT, caminhada, observação astronómica, radiomodelismo e muita música.

A Junta de Freguesia de Vermoil deposita as maiores expectativas na edição deste ano do Bodo das Castanhas, que decorre este fim-de-semana. Depois do interregno de um ano, as seculares festividades estão de volta, marcando o tão ansiado regresso à normalidade. Daí a “grande expectativa” do executivo liderado por Daniel Ferreira, que não esconde também “algum receio”. Afinal, esta será a primeira festa depois de levantadas as restrições impostas pela pandemia.

“O Bodo das Castanhas vai realizar-se num formato muito parecido com o de 2019”, contou o presidente da Junta de Freguesia, desvendando algumas alterações ao evento, que terá também algumas novidades.

A primeira alteração é nas tasquinhas, que este ano vão funcionar em regime de self-service, ou seja, são as pessoas que levantam os petiscos, podendo depois sentar-se para comer nas mesas dispostas no recinto. “A ideia é não haver o movimento habitual de entra e sai das tasquinhas”, explicou.

Na parte da feira também haverá alterações. A disposição dos feirantes vai mudar, com vista a “dar mais destaque às castanhas e aos frutos secos”, sublinhou Daniel Ferreira, argumentando que sendo um certame dedicado à castanha, faz todo o sentido “dar mais relevância aos frutos secos”.

Já no campo das novidades, destaque para o videomapping na igreja velha, duas observações astronómicas, os passeios às ruínas romanas e um workshop com ‘Os Amigos do Arunca’ subordinado ao tema ‘Plantar água’, que pretende “motivar as pessoas a cuidar um pouco mais do nosso rio Arunca”.

Além disso, o Bodo das Castanhas conta ainda com a participação de artesãos de Pombal, que marcam presença com uma exposição no interior da feira. Essa é aliás uma das razões para que a tenda onde decorre o certame seja maior.

A outra razão é obviamente para aumentar a lotação do evento no geral, contribuindo para “dinamizar um bocadinho mais o Bodo das Castanhas”. O aumento de espaço vai também beneficiar as actividades de animação, das quais o autarca destaca o concerto com Rosinha, que garante uma noite de domingo repleta de boa disposição e diversão, seguindo-se um baile de Halloween.

O evento tem igualmente algumas ausências. A maior é mesmo a Sociedade Filarmónica Vermoilense, que restringe a sua participação a uma actuação da banda, ficando de fora das tasquinhas.

De fora do programa está o passeio de carros antigos, que já se realizou no final de Agosto. Mas isso não impede a participação dos Clássicos de Vermoil, que este ano estão a organizar o passeio de BTT, através da secção de cicloturismo que criaram recentemente.

A vontade de voltar à normalidade incentivou a Junta de Freguesia a “organizar o Bodo das Castanhas em contra-relógio”, referiu Daniel Ferreira, salientando que “o investimento é bastante maior que há dois anos”. Este ano, o investimento “ronda os 25 mil euros”, mais 10 mil euros que em 2019, revelou o presidente da Junta, sublinhando que “no fundo este investimento funciona como um apoio indirecto às associações da freguesia”, pois são elas que ficam com as receitas do certame. “A Junta não tem nenhum retorno financeiro além do valor pago pelos terrados”, disse, frisando que “todo o dinheiro é investido para que as associações retirem algum benefício financeiro”.

 

Tasquinhas servem petiscos em vez dos pratos tradicionais

A gastronomia não vai faltar no Bodo das Castanhas. As tradicionais tasquinhas voltam a marcar presença no secular evento, mas de forma mais reduzida. Em vez das habituais quatro associações, as tasquinhas serão dinamizadas por três colectividades. O Atlético Clube de Vermoil, a Associação Desportiva de Ranha e a Associação de Amigos e Vizinhos de Matos da Ranha voltam a marcar presença. A grande ausente é a Sociedade Filarmónica Vermoilense, que está em fase de transição de direcção e não têm disponibilidade para participar.

A organização do Bodo das Castanhas ‘em contra-relógio’ obrigou a algumas mudanças nas tasquinhas. Desta forma, os tradicionais pratos gastronómicos são substituídos por petiscos e não há serviço de mesa. Ainda assim, não faltam iguarias para degustar.

Chouriça e morcela assada, pica-pau, bifanas, tortulho e carneiro à moda de Matos da Ranha são alguns dos petiscos que farão as delícias de quem passar por Vermoil entre esta sexta-feira (29 de Outubro) e domingo (dia 31).

Estas iguarias serão servidas na tasquinha da Associação de Amigos e Vizinhos de Matos da Ranha, que deposita “uma grande expectativa” nesta edição do evento. Afinal, falamos das “primeiras tasquinhas despois da pandemia”, que acontecem numa altura em que as pessoas estão ansiosas por voltar a normalidade, constatou Manuel Morgado, salientando que a associação que dirige “ainda está parada”, mas a intenção é “retomar a actividade brevemente”, reabrindo o bar, que “tem estado fechado”.

A outra tasquinha está a cargo da Associação Desportiva de Ranha, que não elaborou a ementa antes do fecho desta edição.

A edição deste ano do Bodo das Castanhas conta ainda com a participação do Atlético Clube de Vermoil, que fica responsável pelo bar, ou seja, tem a exclusividade das castanhas assadas, da água-pé e do café.

“Sabemos que não terá o movimento de outros anos, mas temos a esperança de que vai correr bem, para que o Bodo das Castanhas possa renascer”, disse Eugénio Mendes, apelando à participação do público, para “ajudar as colectividades da freguesia, que tanto precisam”. “Prometemos fazer o melhor para que possam levar de Vermoil o melhor que as suas gentes possuem: o bem receber”, concluiu.

 

EMENTA DAS TASQUINHAS

Associação de Amigos e Vizinhos de Matos da Ranha

  • Chouriça assada
  • Morcela assada
  • Pica-pau
  • Bifanas
  • Tortulho à moda de Matos da Ranha
  • Carneiro à moda de Matos da Ranha

Associação Desportiva de Ranha

  • Pica-pau
  • Misto de enchidos
  • Bifanas
  • Tortulho

Notícia publicada na edição impressa de 28 de Outubro