Autarquia continua a defender nova esquadra na cidade

0
464

O Município de Pombal mantém a sua disponibilidade para encontrar a melhor solução para dotar a Polícia de Segurança Pública (PSP) da cidade com instalações dignas e adequadas para o exercício da sua missão. Isto mesmo foi defendido por Pedro Pimpão, presidente da câmara, durante um encontro que manteve com o Superintendente Domingos Urbano Tavares, novo comandante distrital da PSP de Leiria.
Citado numa nota de imprensa, Pedro Pimpão voltou a reconhecer que “a actual Esquadra, instalada na cidade há quase 40 anos, já não apresenta condições dignas e adequadas para o desenvolvimento do trabalho daquela força de segurança de forma condigna”.

O edil deu conta disso ao novo responsável distrital, reforçando “a total disponibilidade e empenho da autarquia para ajudar na resolução daquela necessidade verificada há vários anos”. Uma das possibilidades já estudadas, pode passar pela reinstalação da Esquadra no edifício da antiga Casa dos Magistrados, em frente ao actual Centro de Saúde de Pombal. “É uma proposta já apresentada tanto ao Ministério da Administração Interna como ao Ministério da Justiça que terão de, entre si, cooperar nesse sentido, havendo disponibilidade da autarquia em apoiar e suportar os custos do referido projeto”, assume o Município. Na nota de imprensa é referido que o Superintendente terá transmitido também o seu apoio e entreajuda para a concretização desta mudança de Esquadra, em sintonia com o que Pedro Pimpão referiu na última reunião de câmara, onde deu conta de que Domingos Urbano Tavares ficou “muito entusiasmado”.

A Casa dos Magistrados é uma das hipóteses apontadas para acolher a esquadra

Recorde-se a proposta de instalação da esquadra da PSP na antiga Casa dos Magistrados, situada na Avenida Heróis do Ultramar, ao lado da Escola Conde Castelo Melhor e em frente ao Centro de Saúde de Pombal, foi apresentada pela Câmara Municipal ao Ministério da Administração Interna (MAI), com vista a garantir melhores condições de trabalho aos agentes da polícia.
“Não podemos fazer uma esquadra da PSP”, porque essa “não é uma responsabilidade nossa, mas do MAI”, revelou o presidente da autarquia na cerimónia de comemoração do 149º aniversário do Comando Distrital da PSP de Leiria, realizado no Teatro-Cine de Pombal, em Julho passado.
“No entanto, estamos a articular com o MAI uma permuta entre a esquadra da PSP, que é propriedade do MAI, e a antiga Casa dos Magistrados, onde está a funcionar a Direcção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais”, sublinhou, na ocasião, o autarca.
Esta é a sugestão do Município para instalar a nova Esquadra da PSP, “mas ainda não há fumo branco”, adiantou o edil, admitindo, no entanto, que a autarquia está disponível para oferecer o projecto de construção de uma nova esquadra na cidade.
Após a cerimónia no Teatro-Cine, o presidente da Câmara acompanhou a secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, numa visita às actuais instalações da polícia e mostrou o local sugerido pela autarquia para a futura esquadra.
De referir que actualmente a esquadra da PSP de Pombal ocupa o rés-do-chão e primeiro andar de um prédio de habitação, partilhando com os restantes moradores o acesso ao primeiro piso.

#pub

 

Partilhar
Artigo anteriorConjuntura Intensa: a qualidade de sempre mas agora num novo espaço comercial
Próximo artigoO COMBOIO DA MEMÓRIA TRAZ … UM OLHAR SOBRE A HUMANIDADE
Biólogo Marinho de formação e pós graduado em Turismo de Natureza, nunca exerceu profissionalmente em qualquer uma das áreas. Há uns bons anos iniciou-se nas lides radiofónicas e esse bichinho ainda hoje perdura. O gosto que tinha pelo Cinema, desde tenra idade, foi apurado nos tempos universitários e, por estes tempos, não passa um dia sem ver, no mínimo, um filme. Não perguntem qual o seu preferido pois o gosto pode variar consoante a hora. Balança de signo, mas Leão de coração, gosta de viajar e ambiciona conhecer os quatro cantos do mundo. Mas quem não sonha com o mesmo?