Associação de xadrez dá novo impulso à modalidade

0
1089

Foi oficialmente constituída aquela que é a primeira associação da cidade dedicada exclusivamente ao xadrez. Impulsionada por aquele que tem sido um dos embaixadores da modalidade, Jorge Barrento (que preside à direcção), a Associação de Xadrez Oficina Criativa de Pombal (AXOCP) nasceu com o propósito de dar visibilidade acrescida a este desporto, através da dinamização de eventos que sejam o reflexo daquele que é o lema da casa: “Conhecer Pombal à boleia de um xeque-mate”. Um slogan que sintetiza aquela que é a filosofia da associação: conjugar a promoção da modalidade com as potencialidades culturais da região, divulgando artistas, produtos e património local.
A AXOCP tem instalações provisórias na Rua António José Teixeira (antiga Rua Direita) e está aberta às terças, quartas e sextas-feiras, a partir das 17h30. São bem-vindos todos aqueles que queiram aperfeiçoar conhecimentos ou, simplesmente, descobrir a modalidade, iniciar-se na sua prática e perceber os benefícios que lhe estão associados. Em breve, a associação espera criar uma classe de adultos.
Para já, a AXOCP vai dar continuidade aos projectos que a Oficina Criativa já vinha dinamizando, sobretudo junto das faixas etárias mais jovens, mas no espaço está agora disponível, em permanência, um xadrez gigante e uma mesa onde as crianças, dos três aos seis anos de idade, podem dar azo à criatividade, criando o seu próprio xadrez ou fazendo pinturas e colagens alusivas à modalidade.
Para mais informações estão disponíveis os seguintes contactos: oficinacriativa.pbl@gmail.com | Telef.: 919850373