Cerca de uma dezena de antigos trabalhadores da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Pombal marcou presença no segundo encontro anual dos aposentados daquela instituição financeira.

“Testemunharam e participaram no surgimento de tudo aquilo que é hoje o Grupo Crédito Agrícola, desde o tempo em que as Caixas Agrícolas estiveram sob a alçada da Caixa Geral de Depósitos, período no qual viveram ainda largos anos”, referem. “Partindo praticamente do zero, foram capazes de, no concelho de Pombal, criar a maior Caixa do País, quer em valores do Activo, quer em Capital Social, tornando-a num dos maiores, senão o maior, motor de desenvolvimento do concelho e da região”, frisam. Entre os ex-colaboradores estiveram dois nomes bem conhecidos: Heitor Silva e Carlos Courelas, que lideraram a Caixa Agrícola durante muitos anos.
A iniciativa decorreu no Restaurante Assador, no dia 22 de Fevereiro, e foi vivida num “ambiente de verdadeira confraternização e à volta de excelente repasto que se reviveram tempos passados, recordados com saudade”. Aliás, o principal objectivo destes encontros é “reforçar e viver a amizade e companheirismo, que foram a base do sucesso da Instituição, contribuindo, assim, para que este espírito de família não se perca e continue ao longo das suas vidas”, explica o grupo. “Depois do belo e extenso almoço, regressaram às suas casas de coração cheio e com um fraterno abraço entre todos”.
Contudo, a intenção não é ficar por aqui. “É vontade do grupo que, à medida que este vai crescendo, fruto do avançar da idade dos actuais colaboradores, oficializar-se como Associação de Aposentados”, revelam. Pretende-se, desta forma, “intervir em termos sociais e culturais, quer ao nível interno, quer ao nível externo, podendo existir colaboração com outras entidades, nomeadamente sindicatos”, adiantam.
Ainda para este ano estão previstas outras iniciativas, envolvendo os familiares e aqueles que, por motivos diversos, não puderem estar presentes neste encontro.
*Notícia publicada na edição impressa de 6 de Março