Aposentados da Caixa Agrícola de Pombal querem criar associação

0
1486

Cerca de uma dezena de antigos trabalhadores da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Pombal marcou presença no segundo encontro anual dos aposentados daquela instituição financeira.

Grupo que participou neste segundo encontro

“Testemunharam e participaram no surgimento de tudo aquilo que é hoje o Grupo Crédito Agrícola, desde o tempo em que as Caixas Agrícolas estiveram sob a alçada da Caixa Geral de Depósitos, período no qual viveram ainda largos anos”, referem. “Partindo praticamente do zero, foram capazes de, no concelho de Pombal, criar a maior Caixa do País, quer em valores do Activo, quer em Capital Social, tornando-a num dos maiores, senão o maior, motor de desenvolvimento do concelho e da região”, frisam. Entre os ex-colaboradores estiveram dois nomes bem conhecidos: Heitor Silva e Carlos Courelas, que lideraram a Caixa Agrícola durante muitos anos.
A iniciativa decorreu no Restaurante Assador, no dia 22 de Fevereiro, e foi vivida num “ambiente de verdadeira confraternização e à volta de excelente repasto que se reviveram tempos passados, recordados com saudade”. Aliás, o principal objectivo destes encontros é “reforçar e viver a amizade e companheirismo, que foram a base do sucesso da Instituição, contribuindo, assim, para que este espírito de família não se perca e continue ao longo das suas vidas”, explica o grupo. “Depois do belo e extenso almoço, regressaram às suas casas de coração cheio e com um fraterno abraço entre todos”.
Contudo, a intenção não é ficar por aqui. “É vontade do grupo que, à medida que este vai crescendo, fruto do avançar da idade dos actuais colaboradores, oficializar-se como Associação de Aposentados”, revelam. Pretende-se, desta forma, “intervir em termos sociais e culturais, quer ao nível interno, quer ao nível externo, podendo existir colaboração com outras entidades, nomeadamente sindicatos”, adiantam.
Ainda para este ano estão previstas outras iniciativas, envolvendo os familiares e aqueles que, por motivos diversos, não puderem estar presentes neste encontro.


*Notícia publicada na edição impressa de 6 de Março