Antes de ir às urgências, ligue para a linha SNS24

0
898

Desde terça-feira, dia 29, se recorrer ao serviço de urgência do Hospital de Pombal por sua iniciativa, sem qualquer referenciação médica ou de uma instituição, terá de fazer ali uma chamada para a linha SNS24 a fim de ser encaminhado para o serviço mais adequado. É que Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL), onde se insere o Hospital Distrital de Pombal, aderiu ao projecto “Ligue Antes, Salve Vidas”, em vigor desde a passada terça-feira.
Lançado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o apoio da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, este projecto consiste num sistema de orientação realizado através da Linha SNS24 (808242424), que encaminha o cidadão, conforme a gravidade, para o centro de saúde ou para o serviço de urgência.

Assim, desde terça-feira, o acesso às urgências hospitalares gerais e pediátrica da ULSRL deve ser precedido de referenciação através de um dos seguintes meios: pelo INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes; pela Linha SNS24; pelos cuidados de saúde primários; por um profissional de saúde médico, com informação clínica assinada; ou por outra instituição de saúde pública, privada ou social.
Esta é uma medida para libertar as urgências para os casos mais graves e emergentes, na medida em que os serviços de urgência hospitalares da ULSRL continuam a ter uma média de 40% de utentes triados com cor verde e azul (pouco e não urgentes).

Com a triagem através da linha SNS24, os utentes são encaminhados para o local mais adequado e têm atendimento garantido no centro de saúde, com confirmação da hora, o que evita idas desnecessárias aos serviços de saúde.
O foco da campanha nacional “Ligue Antes, Salve Vidas” é apelar aos utentes para primeiro contactarem a linha SNS 24 (808 24 24 24) antes de se deslocarem às urgências. Nesta linha telefónica, está um profissional disponível que faz a triagem e encaminha o utente para os cuidados de saúde mais adequados.

O projecto inclui medidas no âmbito da literacia em saúde, que pretendem reforçar a utilização preferencial do contacto com a linha SNS24 como entrada no SNS, permitindo aumentar a satisfação dos utentes e profissionais, pela possibilidade de organização e gestão dos serviços de saúde disponíveis para a resposta à doença aguda, através do encaminhamento adequado.
A sessão de apresentação do projecto, que decorreu no dia 28 de Outubro, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria, contou com a presença de representantes dos municípios, das autarquias locais, de vários elementos ligados aos bombeiros e protecção civil, directores de agrupamentos escolares, representantes das dioceses da área de influência da ULSRL e instituições e organizações de âmbito social.

O objectivo foi apresentar o funcionamento do projeto e lançar o desafio de passar a palavra para alcançar a finalidade da campanha.