Ansião faz a Festa do Livro online

0
1795

Em tempo de pandemia, os eventos são adaptados à nova realidade e às regras de saúde pública exigidas. Foi o que fez a Câmara Municipal de Ansião ao preparar a Festa do Livro através dos canais digitais do município.
A iniciativa decorre de 10 a 14 de Junho e o programa foi delineado tendo por base as contingências associadas à Covid-19. Nada que impeça os cidadãos de desfrutar do evento, a partir de casa, com um conjunto de actividades em torno do livro e concretizadas maioritariamente por leitores. Leituras Performativas, Palavra Andante e Ler Doce Lar são exemplos desse contributo da comunidade, “convidada a dar-nos a conhecer a beleza das palavras”, refere a nota de imprensa da autarquia presidida por António José Domingues.
No programa destaca-se, ainda, a participação dos Embaixadores da Leitura do Agrupamento de Escolas de Ansião, no presente ano lectivo, resultado do concurso concelhio de leitura em voz alta “Ler é AltaMente” realizado no ano transacto, revela o mesmo comunicado. As histórias serão ouvidas pela voz do contador de histórias Rodolfo Castro a partir de cada uma das freguesias e de locais emblemáticos do concelho.

O contador de histórias Rodolfo Castro participa na Festa do Livro

Mas os desafios à comunidade não ficaram por aqui. Um deles, “Somos Capa – Book Face”, consiste num registo fotográfico do leitor, enquadrado na capa de um livro à sua escolha, a expor na Biblioteca Municipal. Já “A Caderneta do Ancião”, outro dos desafios, consiste num livro de passatempos alusivos à história, cultura e tradições de Ansião, a serem realizados pelos utentes dos lares de idosos do concelho.
O resultado de todas as actividades será divulgado no Facebook e no portal do município.