ANSIÃO | Especialistas abordam importância da bolota em conferência ibérica

0
1064

O Auditório Municipal de Ansião acolhe, nos dias 2 e 3 de Março, a “V Conferência Ibérica sobre a Bolota”. A iniciativa, para a qual já estão abertas as inscrições, conta com a apresentação de comunicações científicas e técnicas, organizadas em diferentes áreas temáticas relacionadas com a bolota e os carvalhos, nomeadamente a Ecologia e Gestão dos Ecossistemas, Biotecnologia Vegetal, Nutrição, Ciência e Tecnologia de Transformação, Cadeia de Valor, Estratégias e Desenvolvimento Regional.
As comunicações estão distribuídas em diferentes formatos, abordando trabalhos desenvolvidos com vista à utilização e valorização da bolota, mostrando a importância histórica, científica, económica e sociocultural da bolota e dos ecossistemas.
Conta também com duas mesas redondas em temas específicos. Uma delas tendo como fio condutor as “Estratégias para o Futuro da Fileira da Bolota e Desenvolvimento Regional” e a outra a “Certificação e Envolvimento Governamental”.
O programa da conferência inclui ainda uma mostra de produtos da bolota, uma demonstração gastronómica e uma visita ao Carvalhal Gramatinha-Ariques.
O evento é organizado por Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais do Concelho de Ansião (Adilcan), Associação Espaço Vipa 1051, Câmara Municipal de Ansião, Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Confraria Ibérica da Bolota, Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Instituto Superior de Agronomia (ISA), Landratech, Montante, Montado Freixo do Meio, Universidade Católica, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).