ANSIÃO | Campanha alerta para redução do consumo da água

0
569

A Águas do Centro Litoral (AdCL), a Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) e a Câmara Municipal de Ansião juntaram-se para lançar uma campanha para reduzir o consumo de água.
Com o financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Acção Climática, o Grupo Águas de Portugal (AdP), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) pretendem promover práticas que fomentem o uso eficiente da água no actual contexto de seca e escassez de água.
“Uma torneira aberta pode gastar 12 litros de água em apenas um minuto. Se cada pessoa desperdiçar 1 minuto de água por dia em Portugal, são 120 milhões de litros de água, o suficiente para satisfazer as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoa”, refere uma nota de imprensa da AdCL.
No lançamento da campanha “Água é vida – não a desperdice” foi ainda incentivado o consumo de água da torneira, permitindo “desmistificar alguns paradigmas criados pelo consumidor”.
A opção pela água da torneira é “uma escolha que contribui para a minimização dos impactOs ambientais, destacando-se, por ser ecológica, económica, segura e de acesso universal”, refere o comunicado.
Lusa