Ambiente elabora projecto contra as cheias

0
1331
cheias de 2006
As cheias de Outubro de 2006 continuam bem vivas na memória dos pombalenses
cheias de 2006
As cheias de Outubro de 2006 continuam bem vivas na memória dos pombalenses

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai investir cerca de 130 mil euros na elaboração do projecto de execução de defesa contra as cheias de Pombal. Para o efeito, lançou a concurso aquela tarefa, que inclui, ainda, a elaboração das peças de procedimento para lançamento de duas empreitadas, incluindo o Plano de Segurança e Saúde, o Plano de Gestão de Resíduos e Demolição, e o Estudo de Impacte Ambiental.
Segundo o Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente, o projecto “tem por objectivo definir soluções para minimização das cheias que ocorrem com alguma frequência na cidade de Pombal, que irão permitir a realização de intervenções nas ribeiras do Vale, Outeiro da Galega e do Castelo, linhas de água que atravessam cobertas em grande parte da sua extensão, a zona urbana”.
“As soluções a projectar, prevêem o amortecimento dos caudais de ponta de cheia na ribeira do Vale, através da construção de uma bacia de retenção e o aumento da capacidade de escoamento dos troços cobertos”, adianta o mesmo departamento, acrescentando que “para a área a ocupar pela bacia de retenção, será projectado um parque urbano, com espaços de recreio e lazer”.

Partilhar
Artigo anteriorHAPPY HOUR | Futuro eletrizante
Próximo artigoImpugnação judicial atrasa plano de defesa da floresta
Ingressou no jornalismo, em 1989, como colaborador no extinto “Pombal Oeste” que foi pioneiro na modernização tecnológica. Em 1992 foi convidado a integrar a redacção de “O Correio de Pombal”, onde permaneceu até 2001, quando suspendeu a profissão para ser Director de Comunicação e Marketing de um grupo empresarial de dimensão ibérica. Em 2005 regressou ao jornalismo, onde continua, até aos dias de hoje, a aprender. Ao longo destes (largos) anos de actividade, atestados pelo Carteira Profissional obtida em 1996, passou por vários jornais, uns de âmbito regional e outros nacional, onde se inclui o “Jornal de Notícias” e “Público”. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal” onde se produz conteúdos das pessoas para as pessoas.