Alzheimer Portugal cria “Café Memória” em Pombal

0
1367

A delegação Centro da Alzheimer Portugal vai instalar um “Café Memória” na cidade de Pombal, com o objectivo de proporcionar a partilha de experiências, apoio emocional e informação a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respectivos familiares e cuidadores. Com esse intuito, a Câmara Municipal deliberou, na última reunião, apoiar esta iniciativa, que envolve também a empresa Sierra Portugal, SA., e a Associação de Pais e Educadores para a Infância de Pombal (APEPI).
Assim, no âmbito do protocolo aprovado pelo executivo camarário, o Município compromete-se a ceder, a título gratuito, a utilização da Biblioteca Municipal para a realização das sessões do Café Memória, para que pessoas com problemas de memória ou demência, bem como os respectivos familiares e cuidadores, possam partilhar experiências e suporte mútuo.
Para isso, será proporcionado um “ambiente acolhedor, reservado e seguro, onde é facilitada a interacção entre pares, é oferecido apoio emocional, informação actual e útil”, refere uma nota da autarquia, adiantando que será igualmente promovida a participação dos utilizadores em actividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de acção social, em contexto informal.
A vereadora do Desenvolvimento Social, Ana Maria Cabral, reconhece a “relevância social do projecto Café Memória” e a “cada vez mais importante e necessária obtenção de respostas para um problema social e de saúde pública cada vez mais relevante em Portugal, como é o caso da demência”.
De referir que os Cafés Memória são espaços informais com ambiente protegido do estigma social, que procuram contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles cidadãos e para a redução do seu isolamento social. Por outro lado, são também uma forma de sensibilizar a comunidade para a problemática das demências e envolvê-la na prossecução dos seus objectivos, nomeadamente, através da prática de voluntariado.

*Notícia publicada na edição impressa de 23 de Julho