ALVAIÁZERE | Curso de iniciação à apicultura

0
1789

A ADECA – Associação de Desenvolvimento Integrado do Concelho de Alvaiázere, através do Gabinete de Apoio ao Mundo Rural, irá dinamizar uma segunda edição do curso de iniciação à apicultura em parceria com a empresa Turma da Abelha, nos próximos dias 26 e 27 de Setembro, em Alvaiázere.
Após uma primeira edição, com participantes de vários pontos do país, surge agora uma segunda edição com o objectivo de alargar o número de formandos nesta área, encarada como uma oportunidade para o desenvolvimento dos meios rurais.
A participação no curso implica o pagamento de 50 euros. É obrigatório o uso de fato apícola, que pode ser adquirido junto da associação.
Os conteúdos a abordar são: Legislação do sector; Apicultura convencional vs apicultura biológica; Biologia da abelha; O comportamento da abelha; A flora apícola; Equipamento de protecção (reacção alérgica); Tipo de colmeias e material apícola; Instalação de apiários; Enxameação, povoamento de colmeias; Desdobramentos, multiplicação de colónias; Criação de rainhas; Alimentação de colónias; Profilaxia e sanidade; A visita ao apiário; A cresta; Produtos da colmeia; UPP ou estabelecimento (melaria).
As inscrições podem ser feitas para o número de telefone 236 650 160 ou para o endereço de e-mail: miguel.dias@adeca.pt
O curso irá decorrer presencialmente, com forte componente prática, cumprindo as normas impostas pela Direcção-Geral de Saúde para evitar a propagação do COVID-19.