Alunos de Pombal premiados pelo Politécnico de Leiria

0
2469

Quatro alunos do Agrupamento de Escolas de Pombal foram distinguidos nas edições de 2020 e 2021 do Prémio Pedro Matos, que é promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL) com o objectivo de fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e suas aplicações, bem como despontar novos jovens talentos.

Na edição de 2020, os alunos e professores foram desafiados a reflectir sobre a “Matemática e o Meio Ambiente”. Nesse sentido, Alexandra Manata e Cristiano Ferreira, que frequentam o 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Pombal, apresentaram a concurso uma maquete de uma casa ecológica, a qual foi premiada em terceiro lugar.

Já em 2021, o desafio passava por apresentar trabalhos subordinados ao tema “Matemática e o Planeta Terra”. Os  alunos António Pereira e Tiago Duarte, também do 3.º ciclo, concorreram com o trabalho “Paper MTA”, que teve como base um estudo estatístico referente ao consumo de papel, feito no Agrupamento de Escolas de Pombal,  apresentando algumas soluções para não se consumir tanto papel. Esta participação valeu-lhes também o 3.º prémio

De referir que o Prémio Pedro Matos está dividido em duas categorias, destinadas aos alunos do 3.º ciclo e secundário. Os três melhores trabalhos de cada categoria são premiados com 500 euros, 300 euros e 200 euros. Além disso, os alunos recebem ainda entradas no Centro Ciência Viva do Alviela e, a partir da 13.ª edição (2021), os estudantes do secundário do grupo vencedor que venham a ingressar numa das escolas do IPL, terão direito à isenção do pagamento de propina durante o 1.º ano.

O concurso prevê igualmente a atribuição de distinções aos professores orientadores dos grupos premiados e às escolas cujos alunos receberam o 1.º prémio.

Carina Gonçalves | Jornalista