Alphashirt assume posição dominante em equipamentos para a indústria gráfica

0
1964

É da zona industrial do Louriçal que saem as máquinas que vão equipar muitas das indústrias gráficas existentes no país, mas também no mercado africano, sobretudo em Angola. Criada há 15 anos pelo empresário Gilberto Jordão, a Alphashirt assume hoje em dia uma posição dominante no mercado onde opera, com soluções destinadas ao mercado da publicidade, impressão digital, estampagem e personalização têxtil. A atestar a capacidade e visão empreendedora da empresa estão as várias distinções que tem acumulado ao longo do seu trajecto, com destaque para a atribuição consecutiva do estatuto de PME Líder.


É num edifício imponente, à entrada da Zona Industrial do Louriçal, que fica localizada a sede da Alphashirt, a empresa fundada por Gilberto Jordão como complemento ao negócio iniciado, há 33 anos, na área do fornecimento de artigos têxteis para o segmento publicitário. “Compravam-nos as t-shirts, os bonés, os fardamentos, etc., para personalizarem, e a certa altura decidimos também vender-lhes as maquinarias e os consumíveis para que pudessem personalizar”, recorda o empresário. “A partir do Louriçal, fornecemos para todo o país um conjunto muito completo de máquinas de bordar”, salienta o sócio-gerente. Ao todo, “temos mais de 250 máquinas no mercado”, número este que, segundo aquele responsável, “tem vindo a crescer ao longo do tempo”. “A nossa especialidade é vender máquinas e equipamentos para a área de personalização de artigos têxteis”, salienta Gilberto Jordão.

Gilberto Jordão é o responsável da empresa

Assumindo-se como uma empresa diferenciadora, alicerçada na visão empreendedora dos seus responsáveis, a Alphashirt rapidamente conquistou uma posição cimeira no mercado, o que ditou a necessidade de construir novas instalações, num terreno com 5.000m2, capazes de dar respostas às exigências desse crescimento.
“O novo edifício, com cerca de cinco anos, veio ajudar a tornar as nossas operações mais eficientes, quer do ponto de vista da facilidade em fornecer os nossos clientes, quer da poupança de custos”, evidencia Gilberto Jordão. As novas instalações permitiram, também, a criação de um showroom, numa área de 500m2, onde os potenciais clientes podem ter o primeiro contacto com as inúmeras máquinas disponíveis. É também naquela zona, paredes meias com aquela exposição, que está localizado o refeitório da empresa. Mais do que apenas um local que cumpre a função que lhe está associada, a gerência quis fazer daquele um espaço de cariz social, onde o lazer também é parte integrante do horário. A mesa de matraquilhos é exemplo disso, mas a empresa quis ir mais longe neste reconhecimento ao importante contributo dos colaboradores neste percurso de sucesso. “As pessoas normalmente almoçam aqui e havia que criar um espaço que fosse agradável para almoçarem e tomarem o seu café”, conta o sócio-gerente. A par disso, “normalmente temos frutas à disposição dos colaboradores, durante a semana, fornecida, todas as terça-feiras, por uma mercearia aqui do Louriçal”, conta o mesmo responsável.

Showroom da empresa

Potencialidades da zona industrial
Com um volume de negócios anual a rondar os três milhões de euros, uma boa parte do mercado da Alphashirt é nacional, ainda que o continente africano absorva já 30 por cento das vendas da empresa, com acentuada expressão em Angola, ainda que os clientes se estendam a outros países de expressão portuguesa.
Gilberto Jordão reconhece que a actual situação epidemiológica trouxe constrangimentos aos negócios, “mas não será substancial, ao ponto de pôr em risco a empresa”, assegura. Depois de os meses de Março e Abril terem ditado um abrandamento da actividade, o sócio-gerente diz que a retoma foi gradual ao ponto de, neste momento, já ter atingido “um nível razoável”.
É também com um discurso de optimismo que o empresário olha para as potencialidades da Zona Industrial do Louriçal. Gilberto Jordão aponta as acessibilidades como mais-valias na hora de investir, nomeadamente a proximidade à A17 e A1. Contudo, o crescimento da ZI não tem sido acompanhado pelo aumento da fixação de empresas o que, na sua perspectiva, pode ser explicado pelo elevado preço dos lotes, ainda que este já tenha baixado. A este entrave, o responsável da Alphashirt acrescenta “a tipologia do terreno, que também não ajuda, na medida em que pode encarecer as construções”. “Esta zona industrial está bem infra-estruturada e não temos qualquer motivo para dizer que há alguma coisa em falta. As coisas parecem muito bem, só é pena que não tenhamos mais vizinhos”, ressalta. Além disso, “estamos contentes com o facto de estarmos neste local. A Junta de Freguesia do Louriçal tem sido extremamente atenciosa com as empresas que aqui estão e com as necessidades dos empresários, promovendo até alguns eventos para ouvir as pessoas que aqui têm negócios. É importante continuarem com esse espírito, apoiando a actividade económica aqui na freguesia”.


FORMAÇÃO AOS CLIENTES
A Alphashirt não se limita a vender equipamentos aos clientes. A aposta na formação e acompanhamento tem sido marca diferenciadora na política da empresa. “Prestamos um serviço ao melhor nível”, afirma Gilberto Jordão. “Os nossos clientes, depois de concretizarem o negócio connosco, recebem dois dias de formação aqui nas instalações, com um técnico especializado”, explica. Após essa data, e já com o equipamento instalado no local, o cliente recebe mais um dia de formação. “Isto é uma oferta única no mercado”, realça o empresário. “Temos muitos clientes que ao investirem neste tipo de equipamento é como iniciar uma nova profissão, que não se aprende só por comprar uma máquina. Já fazemos isso há muitos anos e com grande sucesso”, conta, salientando que a Alphashirt está preparada para apoiar os clientes “desde o dia zero” e até se tornarem “uma empresa de grande dimensão”.

PERFIL DA EMPRESA
A Alphashirt é uma empresa diferenciadora e de referência nas soluções que apresenta para o mercado da publicidade, impressão digital, estampagem e personalização têxtil. Presta serviços integrados e adaptados às necessidades e exigências dos clientes. Apoia na totalidade a criação de novos negócios, desenvolvendo soluções de negócios à medida de cada cliente. Disponibiliza equipamentos de vanguarda com tecnologia de última geração, sendo especialista na venda de equipamentos gráficos e de personalização têxtil através dos mais variados métodos de impressão tais como serigrafia, transfere digital, transfere de serigrafia, impressões de sublimação, impressão digital directa em tecidos e bordados. Garante Assistência técnica, rápida e eficiente, e apoio comercial personalizado para responder a dúvidas e diminuir as despesas dos clientes. Dispõe de stocks completos e permanentes e procura identificar as soluções mais eficazes para melhor apoiar os clientes. Proporciona toda a formação necessária e recursos técnicos a quem inicia um negócio.