Almagreira vai ser campo de demonstração do projecto Melhor Floresta

0
734

A freguesia de Almagreira foi seleccionada pela BIOND – Forest fibers from Portugal para a implementação do Campo de Demonstração do Projecto Melhor Floresta, um programa de apoio à gestão, renovação e valorização da floresta portuguesa, financiado no âmbito da Agenda Transform do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
A novidade foi avançada pela empresa municipal PMUGEST, parceira daquela associação na implementação deste projecto, revelando que o objectivo é “promover uma floresta mais resiliente aos incêndios, mais sustentável e mais produtiva, numa zona de intervenção que permitirá criar uma protecção ao núcleo urbano da freguesia de Almagreira”.
A PMUGEST adianta ainda que o projecto passa, numa primeira fase, pela “gestão de combustíveis, o controlo de espécies invasoras e a correcção de densidades nos povoamentos de eucalipto e pinho, com base nas boas práticas florestais”, cabendo à empresa municipal “assegurar todas as operações” nos cerca de 30 hectares que serão intervencionados nesta fase.
Por sua vez, a Junta de Freguesia de Almagreira, na qualidade de entidade parceira deste projecto, ficará responsável por “identificar os proprietários e parcelas da zona seleccionada pela BIOND e agilizar e assegurar a adesão dos proprietários a este Programa”.
A PMUGEST acredita que “esta é uma oportunidade única dos proprietários florestais da Freguesia de Almagreira (da zona seleccionada) usufruírem de apoio técnico e financeiro para a limpeza dos seus terrenos pela equipa de profissionais” da empresa municipal, coordenados pelos técnicos da BIOND, com a particularidade de ser financiado a 100% pelo PRR.
A Biond é uma associação sem fins lucrativos que tem como finalidade assegurar junto de entidades e organismos, nacionais e internacionais, públicos e privados, a representação dos interesses colectivos da actividade industrial e florestal da pasta, papel, cartão e actividades afins, em representação dos seus associados.

*Notícia publicada na edição impressa de 6 de Abril