Agrupamentos preparados para receberem 5.300 alunos

0
2061

Os três agrupamentos de escolas do concelho de Pombal estão a preparar o início do próximo ano lectivo que deverá funcionar com 5.300 alunos distribuídos pelos diversos níveis de ensino.

O maior número de alunos (2.840) estará a cargo do Agrupamento de Escolas de Pombal, seguindo-se o Agrupamento Gualdim Pais (1.403) e o Agrupamento de Escolas da Guia (1.057).

Quanto aos níveis de escolaridade, os respectivos agrupamentos têm inscritos 834 crianças para o Ensino Pré-Escolar e 1.849 para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Quando ao 2º Ciclo deverá ser frequentado por 677 alunos, enquanto 973 pertencem ao 2º Ciclo do Ensino Básico. Por sua vez, o Ensino Secundário será frequentado por 967 jovens, distribuídos pelos ensinos vocacional, regular e profissional.

Pelo terceiro ano consecutivo a gestão do Agrupamento de Escolas de Pombal, com sede na Escola Secundária de Pombal, estará sob a responsabilidade de uma Comissão Administrativa Provisória presidida por Fernando Mota. O ano lectivo nas diversas escolas, que abrangem as freguesias de Abiul, Almagreira, Louriçal, Pelariga, Pombal, Redinha e Vila Cã, deverá arrancar no dia 15 de Setembro, com um total de 142 turmas. Aquele Agrupamento assegura, ainda, os serviços de intervenção precoce na infância, educação especial, apoio educativo, serviços de psicologia e orientação profissional, terapia da fala e gabinete de acompanhamento ao aluno e à família.

Nas escolas pertencentes ao Agrupamento de Escolas da Guia, as actividades de integração e apresentação para alunos e pais estão previstas para os dias 16, 17 e 18 de Setembro, com as aulas a terem início no dia 21. Quanto a alterações relativas ao ano lectivo transacto, António Duarte anuncia a diminuição de uma turma a menos na Escola Básico do Carriço.

Também Sara Rocha, directora do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, em Pombal, não prevê nenhum atraso no início do ano lectivo no que se refere à colocação de professores. Contudo, quanto aos auxiliares de acção educativa, “o concurso está a decorrer pelo que não estarão colocados no início do ano lectivo”, refere

Aquele Agrupamento irá dispor de uma turma do 5º ano de ensino articulado de música, uma outra de percurso curricular alternativo no 6º ano e uma outra no 7º ano de escolaridade, bem como uma turma de ensino vocacional de 3º ciclo.

De acordo com Sara Rocha, a recepção aos pais e alunos, e reuniões com os respectivos educadores, titulares de turma e directores de turmas acontecerá no dia 18 de Setembro, enquanto o início das actividades educativas está agendado para 21 de Setembro.

Orlando Cardoso

[Leia a notícia completa na edição em papel do Pombal Jornal de 3 de Setembro]