Adelino Mendes volta ao Ministério da Administração Interna

0
4717

O pombalense Adelino Mendes, regressou ao Governo, para assumir as funções de Chefe de Gabinete do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes. Cargo que já desempenhou no último Governo de José Sócrates, quando Dalila Araújo era secretária de Estado da Administração Interna. Antes, foi também Chefe de Gabinete do secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Madeiros.

Jorge Gomes, de 64 anos, é empresário de profissão e membro do secretário nacional do Partido Socialista, cargo de que se demitiu ao tomar posse como secretário de Estado. Foi governador civil de Bragança, distrito pelo qual foi cabeça de lista nas eleições de 4 de Outubro.

Com 41 anos, Adelino Gonçalves Mendes é licenciado em Geografia (ramo educacional). Foi líder concelhio do Partido Socialista de Pombal e cabeça de lista nas duas últimas eleições Autárquicas, tendo saído derrotado. No actual mandato autárquico tem vindo a exercer a função de Vereador, sem pelouros atribuídos. Uma continuidade que agora “carece de parecer jurídico”, afirma.

Foi adjunto do então governador civil de Leiria, José Miguel Medeiros, e com ele transitou para a secretaria de Estado da Protecção Civil como Chefe de Gabinete. Em 2009, no segundo governo liderado por José Sócrates, manteve-se como Chefe de Gabinete, mas desta vez da secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, ex-governadora civil de Lisboa.

Em 2011, com a saída do PS do Governo, Adelino Mendes foi, durante dois anos, administrador da empresa Ambipombal, SA, com sede na Redinha (Pombal). Em Dezembro de 2013 iniciou funções de assessor do conselho de administração da empresa Tecnorém, SA, sedeada em Ourém, onde permaneceu até Dezembro de 2014. Desde Abril deste ano era vice-presidente da Somos Ambiente, um Agrupamento Complementar de Empresas criado com o objectivo principal de construir e explorar um centro integrado de valorização energética, reciclagem e tratamento de resíduos.

Orlando Cardoso (texto)