Abiul potencia património e revive tradições com festas do Bodo

0
2230

A vila de Abiul vai estar em festa de hoje, 31 de Julho, a 5 de Agosto para celebrar as tradicionais festas do Bodo. A autarquia, presidida por Sandra Barros (CDS-PP), pretende manter os usos e costumes do povo, através de um programa de actividades a reviver os tempos antigos.

Orlando Cardoso (texto)

À semelhança do que aconteceu no ano passado, os festejos terão epicentro na zona histórica da vila, numa tentativa de promover aquele núcleo urbano. Destaque para uma mostra gastronómica através de tasquinhas, bem como a divulgação do artesanato, cultura e produtos endógenos.

Sandra Barros sublinha como uma inovação, na edição deste ano, de uma noite dedicada à juventude (4 de Agosto) com a actuação de uma banda (The Peorth) e de um Dj (L’TTUX) na Praça de Touros.

A presidente da Junta de Freguesia não tem dúvidas que a aposta em fazer deslocar os festejos para a zona histórica da vila teve os seus frutos e agradou aos populares. Daí que, mais uma vez, foi pensado o projecto de valorização do património histórico de Abiul. Até porque se trata de um núcleo urbano recheado de atracções históricas como é o caso do Palanque dos Duques de Aveiro onde a nobreza assistia às touradas, o Nicho Seiscentista e o Arco Manuelino, entre outras.

Para a autarca, a deslocação da feira do centro da vila para a núcleo histórico “foi uma aposta ganha”. “Enquanto algumas pessoas me disseram que voltaram a gostar de Abiul, houve outras que confessaram que não conheciam a zona histórica da vila. Até abiulenses”, afirma.

O Bodo de Abiul, que mantém um orçamento a rondar os dez mil euros, “abrirá portas” no dia 31 de Julho com uma noite de karoke com Dj I’Am. No dia 1 de Agosto, sábado, haverá a tradicional corrida de touros à portuguesa e baile com Duo Tomané. No dia seguinte os touros regressarão àquela que é considerada a praça de touros mais antiga do país, enquanto o baile popular será abrilhantado por John Mitchell.

No dia 3, uma noite de fados com Filipa Tavares dará um outro brilho ao Bodo, terminando o dia com um baile animado por Bruno Gomes. O destaque para o dia 4 será a celebração do 11º aniversário do Rancho Folclórico de Abiul, sendo a noite dedicada à juventude, como já se referiu. O último dia dos festejos será dedicado à padroeira Nossa Senhora das Neves, enquanto a teclista Vânia Marisa abrilhantará o baile popular que fará descer o pano dos festejos.

Tourada para o mundo ver

Falar do Bodo de Abiul é falar, forçosamente, nas tradicionais corridas de touros. O ano passado, a freguesia foi distinguida com o galardão de “Melhor Feira Taurina 2014” e os cartéis para 2015 não vão deixar Abiul de fora das atenções dos aficcionados. Tanto mais que a corrida da noite de 14 de Agosto será transmitida, em directo, pelo principal canal da RTP. “Há mais de 20 anos que não se faziam transmissões televisivas das touradas de Abiul”, afirma Sandra Barros, sublinhando o esforço na negociação com a estação pública de televisão para que tal aconteça.

A autarca não tem dúvidas da projeção que aquela iniciativa proporcionará da freguesia de Abiul e do próprio concelho de Pombal. “Temos tido grandes nomes da tauromaquia portuguesa a actuar na nossa praça e nem sempre é tão reconhecida e falada como outras com menos condições”, afirma Sandra Barros, esperando que o facto da RTP transmitir a corrida para todo o mundo ajude a alterar esse estado de coisas.

Trata-se de uma corrida à portuguesa, onde os cavaleiros Luís Rouxinol, Gilberto Filipe e J.Ribeiro Telles Júnior liderão seis toiros da ganadaria António Silva, num espectáculo abrilhantado pela Banda da Nazaré. As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados amadores de Alcochete e Santarém.

Antes, no dia 1 de Agosto, pelas 18 horas, a Praça de Touros de Abiul receberá seis toiros da ganadaria Passanha que serão lidados pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Filipe Gonçalves e João Moura Júnior. As pegas serão da responsabilidade dos forcados amadores de Coruche e Aposento da Moita.

No dia seguinte, à mesma hora, nova corrida com o “fabuloso mano-a-mano” Rui Fernandes (cavaleiro) e António Ferreira (matador) que liderão seis toiros das ganadarias José S. Lupi e Paulo Caetano. Um espectáculo que contará, ainda, com os forcados amadores de Montemor.