“A Ordenha” venceu concurso de fotografia “Olhar Ansião Coração de Sicó”

0
1457

António Alves Tedim conquistou o primeiro prémio do concurso de fotografia “Olhar Ansião Coração de Sicó”, que desafiou os concorrentes a registarem as tradições identitárias do concelho.

O fotógrafo captou um momento de ordenha de uma cabra. A imagem, intitulada “A Ordenha”, valeu-lhe o primeiro prémio da edição de 2020/2021 do concurso de fotografia “Olhar Ansião Coração de Sicó”, que decorreu entre 20 de Janeiro de 2020 e 17 de Setembro de 2021.

O concurso, promovido pelo Município de Ansião em parceria com a ADILCAN – Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais do Concelho de Ansião, desafiava os profissionais e amadores de fotografia de todo o território nacional a captarem “Usos e Costumes do Concelho de Ansião”.

Os objectivos passavam por “contribuir para o conhecimento e divulgação dos usos e costumes que distinguem a terra e as gentes ansianenses, sensibilizar a população para a valorização deste património e desenvolver a expressão artística e criativa através da fotografia, enquanto elemento promotor da cultura e da tradição do território ansianense”, explica uma nota da autarquia.

Os premiados são António Alves Tedim com “A Ordenha”, que ficou em primeiro lugar e vai receber um prémio de 250 euros. Já na segunda e terceira posição ficou António Costa Pinto com as imagens “Via Sacra I” e “Via Sacra II”, que serão premiadas com 150 e 100 euros respectivamente. Finalmente, o prémio do público será atribuído à fotografia “Perpetuar”, da autoria de Vera Lúcia Rodrigues, a qual ganha um cabaz de produtos endógenos no valor de 50 euros.

De salientar que a entrega de prémios está prevista acontecer no próximo dia 18 de Dezembro, às 21h00, no Centro Cultural de Ansião.