Santiago da Guarda dá a conhecer cultura, usos e costumes dos romanos

0
211

Cortejo romano, recriações históricas, colóquios, tasquinhas para os manjares, música e muita animação são algumas das sugestões para visitar o Fórum Romano, que se realiza a 7 e 8 de Setembro em Santiago da Guarda, Ansião.
Com o Complexo Monumental como pano de fundo, os romanos “regressam a casa” para conquistarem os locais e forasteiros com os seus jogos, representações, danças, banquetes e desportos. No entanto, o destaque vai para os colóquios previsto para o primeiro dia do certame. Para o evento é esperada a presença de André Carneiro, professor na Universidade de Évora, Virgílio Correia, arqueólogo no Museu Monográfico de Conímbriga, Filomena Limão, professora na Universidade Nova de Lisboa e Rodrigo Pereira, arqueólogo do Município de Ansião, para debater temas como “o que perdemos com o final do Império Romano”, a representação do Mundo Romando “no mosaico e na pintura” da vila, assim como dar a conhecer um pouco mais da história desse património.
Sendo o Fórum Romano um ponto de encontro com a vida e os costumes daquela época histórica, permitindo igualmente o convívio e a interacção entre intervenientes e visitantes, a animação arranca no sábado, a partir das 17h00 com demonstração das práticas de legião romana, continuando com muita vivacidade o espaço encerra às 2h00 com teatro de fogo.
No domingo (8), as actividades começam às 11h00 com a leitura do pregão de boas vindas do Patrício e cumprimentos oficiais com palavras do Imperador Adriano. O programa prossegue com a veneração aos deuses, o cortejo, as Romaníadas, a patrulha de legionários e teatro de fogo.

Partilhar
Artigo anteriorLiliana Silva integra as listas para o Parlamento
Próximo artigoAbertas candidaturas a Residência de Estudantes
Nasceu em 1985, estudou Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Coimbra e participou num curso de formação em Jornalismo e Crítica Musical. Passa os dias a ouvir música, adora assistir a concertos e sonha viajar pelo mundo com uma mochila às costas.