Restaurante Vintage volta a participar no Tejo Gourmet

0
1624

Se aos sabores de um prato de comida inesquecível lhe juntarmos um vinho de eleição, então o resultado só pode ser um menu perfeito. A Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo e Comissão Vitivinícola Regional do Tejo voltam a apresentar, pelo oitavo ano consecutivo, a organização do Tejo Gourmet: um evento que junta iguarias gastronómicas aos melhores vinhos do Tejo, em formato de concurso. O evento arranca este sábado, 4 de Novembro e prolonga-se até 3 de Dezembro.
Pelo quarto ano seguido, o Restaurante Vintage, em Pombal, volta a associar-se a este desafio e garante, mais uma vez, surpreender os palatos mais exigentes. Com o principal objectivo de divulgar o espaço, e promover o que de melhor ali se faz, este conceituado espaço de restauração apresenta-se a concurso na categoria de cozinha tradicional, sendo que existem outras duas: cozinha internacional e de autor. No entanto, e para além da promoção do espaço, a participação no evento tem também como finalidade aprimorar os conhecimentos vinícolas e divulgar os vinhos do Tejo, “que embora sejam ainda pouco conhecidos, são de uma enorme qualidade”, adianta a proprietária, e chefe de cozinha, Margarida Tomás.
Este evento permite apreciar as harmonizações com Vinhos do Tejo que mais de 50 restaurantes, situados ao longo de 26 concelhos, vão fazer com os pratos que vão estar a concurso. É de referir que e no excepcional currículo do Vintage contam-se diversos prémios, entre eles dois diplomas de prata e um de ouro, concedidos pela organização desse concurso, em participações anteriores, 2013, 2016 e 2015, respectivamente. Distinções que faz sempre questão de partilhar com os clientes e com a equipa de profissionais que a acompanham diariamente.
Todos os restaurantes vão ser avaliados por um júri, com conhecimentos técnicos em gastronomia e vinhos, composto por Chef Pedro Mendes, Chef Rodrigo Castelo, João Sardinha, Mário Andrade, Fernando Melo, Maria João de Almeida, Teresa Batista, João Geirinhas, Maria Helena Duarte, Carlos do Céu Pereira, Luís Gradíssimo, José Santanita e pela Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que em grupos de 4 ou 5 elementos vão visitar todos os restaurantes.

Casamento perfeito

Situado em pleno centro da cidade, o Vintage apresenta nesta edição do Tejo Gourmet um menu composto por uma entrada de crocante de farinheira de canela com maçã e nozes caramelizadas, acompanhada por um vinho Ninfa, de João M. Barbosa, Sauvignon Blanc, de 2015 (Vinho Regional do Tejo).
Com as papilas gustativas preparadas para os próximos sabores, o prato principal é composto por entrecôte maturado com batata estaladiça, cogumelos e espargos. A acompanhar, um vinho Conde Vimioso Reserva (Vinho Regional do Tejo, tinto).
A terminar, o menu tem para sobremesa um crumble de frutos vermelhos com gelado de baunilha, acompanhada por um vinho Ninfa, de João M. Barbosa, branco 2016 (vinho Regional do tejo, Maria Gomes).
A divulgação dos resultados e entrega de prémios irá acontecer na Gala Vinhos do Tejo a realizar em Março de 2018.