Pombal já tem posto de carregamento de carros eléctricos

0
681

Já está a funcionar o primeiro posto de carregamento de veículos eléctricos no Município de Pombal. Instalado em plena Avenida Heróis do Ultramar, este posto de carregamento semi-rápido resulta de uma parceria entre a Câmara de Pombal e a MOBI-e, no âmbito de um programa nacional que visa dotar todos os concelhos do país com este tipo de equipamentos. A autarquia conta ter outros dois postos de carregamento rápido a funcionar em breve, sendo que “o principal objectivo é potenciar a mobilidade energicamente eficiente e sustentável”.

“Actualmente, os carregamentos para o utilizador são gratuitos, suportando o Município o seu custo com o abastecimento de energia eléctrica”, revela a autarquia ao Pombal Jornal, acrescentando que “este equipamento foi instalado pela MOBI-e e permite o carregamento de duas viaturas em simultâneo, sendo que a sua utilização pressupõe a posse de um cartão conferido pela empresa e mediante inscrição prévia”.
Posteriormente, a MOBI-e “está obrigada a concessionar a exploração a um Operador de Posto de Carregamento devidamente licenciado para o efeito, através de um concurso público internacional”, que a autarquia revela estar “a decorrer”, e os utilizadores “terão de contratar com um Comercializador de Electricidade para a Mobilidade Eléctrica o fornecimento de um cartão que permite accionar qualquer posto de carregamento ligado à rede”. No entanto, o município esclarece que “está assegurar o funcionamento do posto até à conclusão do procedimento concursal acima referido e atribuição da exploração a um Operador de Posto de Carregamento”.
De acordo com a Câmara Municipal de Pombal, “está prevista a colocação de um novo posto no Interface rodo-ferroviário, no projecto que temos em curso”.