Corrida dos Gambuzinos promete muita adrenalina e diversão

0
362

Sobe escadas, desce a lugares estreitos, passa pelo Castelo, corre edifícios públicos e tem ainda muitas surpresas. Na sexta edição da corrida mais divertida de sempre, Pombal transforma-se num labirinto de aventuras, onde o objectivo é capturar os Gambuzinos perdidos pela cidade.
O arranque da prova faz-se a partir das 22h00 deste sábado (29), no Largo do Cardal, e tem previsto um percurso de cerca de 5km’s, onde os atletas vão ter a oportunidade de passar por locais completamente diferentes do quotidiano, e “sítios públicos insólitos”, com a dificuldade acrescida dos obstáculos que vão estar distribuídos pelo trajecto: e esses podem ser camiões, contentores, ou rampas inclinadas. A realização da edição deste ano, pretende também celebrar o centenário da Associação Comercial e de Serviços de Pombal.
Para este ano, uma das novidades prende-se com a “uma inclusão de estabelecimentos comerciais”, onde se conjuga a “celebração do desporto” com “a comemoração dos 100 anos da nossa Associação Comercial”, revela Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal. Desta forma, e para além dos edifícios camarários, a Corrida dos Gambuzinos vai passar por espaços como “o Pombal Shopping, as Galerias Jerónimo, a PMU, ou a Cervejália, entre outros”. No entanto, e à semelhança das edições anteriores, “o trajecto vai ser uma surpresa”, garante o autarca, enquanto explica que a organização da prova pretende “conjugar um percurso improvável com a passagem em locais onde é estranho passar na condição de corredor, com obstáculos que serão surpresa”, revela Diogo Mateus.
O “percurso não é igual, aparece sempre uma ideia um bocadinho diferente, uma circunstância inesperada, um percurso que nunca ninguém se tinha lembrado”, onde “mais do que os tempos e a prestação de cada um, importa a fruição da cidade, da companhia e da corrida”, mas onde há um convite à pratica de exercício físico “ao mesmo tempo que são suscitadas intelectualmente”.
A “três dias da realização da prova, já estão inscritos cerca de 450 atleta”, revela o autarca enquanto explica que nos próximos dias o número deve aumentar substancialmente, sendo que “este ano a componente da caminhada será integrada na corrida, porque o número de participantes tem vindo a crescer”. Além da prova principal, está ainda a ser organizada a Minicorrida dos Gambuzinos, que “mantém o mesmo espírito”, mas é destinada aos mais jovens, com idade inferior a 16 anos, e que é de participação gratuita.
Para Pedro Brilhante, vereador, “esta é uma celebração desportiva” que demonstra que “Pombal respira desporto”. A Corrida dos Gambuzinos é disputada na modalidade de contra-relógio.

Partilhar
Artigo anteriorPombal é a segunda freguesia mais “eco” do país
Próximo artigoRENDALÍSSIMA | A IMAGEM DAS EMPRESAS
Nasceu em 1985, estudou Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Coimbra e participou num curso de formação em Jornalismo e Crítica Musical. Passa os dias a ouvir música, adora assistir a concertos e sonha viajar pelo mundo com uma mochila às costas.