Pombal, Alvaiázere e Ansião concorrem às ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’

0
598

Queijadas da Ti Maria Rata, Beijinhos de Pombal, doces com chícharo e Pastel de Pinhão são candidatos às “7 Maravilhas Doces de Portugal”, concurso que pretende eleger os melhores doces de Portugal, enfatizando a tradição e a inovação, associadas a cada região do país.

Arroz doce, pudim de ovos, pasteis, biscoitos e bolos secos, doces de fruta e mel, mais tradicionais ou inovadores, a concurso estão as memórias que fazem de Portugal um país de mestres pasteleiros e as inovações que sabiamente introduzem os produtos únicos de cada região na arte da doçaria. Entre as centenas de candidaturas submetidas às ‘7 Maravilhas Doces de Portugal, concorrem iguarias bem conhecidas da região.
As deliciosas Queijadas da Ti Maria Rata e os Beijinhos de Pombal, “dois dos mais conceituados doces do concelho fazem parte da identidade colectiva dos pombalenses, constituindo-se como símbolos identitários da gastronomia, da cultura e da história contemporânea do concelho”, são apresentados pelo Município de Pombal a concurso, na tentativa de chegar a uma das sete maravilhas da doçaria nacional.
Aqui bem perto, Ansião apresentou candidatura à edição de 2019 das 7 Maravilhas Doces de Portugal, com o Pastel de Pinhão, que integra a categoria “Doces do Território”, sendo “fruto do saber secular associado à tradição e qualidade dos produtos endógenos”, avança a autarquia ansianense.
No vizinho concelho de Alvaiázere, também no âmbito do programa de candidaturas às ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’, a Associação de Desenvolvimento Integrado do Concelho de Alvaiázere (ADECA), efectuou uma candidatura com doces locais produzidos com chícharo.
Os doces candidatos foram as queijadas de chícharo, a tarte de chícharo, bombons de chícharo, pastel de nata com chícharo, pavlova de frutos vermelhos com chícharo e ainda mel produzido no concelho. A par destes produtos estão também a concurso os pastéis e os travesseiros de chícharo, “esta iniciativa envolveu vários produtores locais e tem como objectivo dar a conhecer o chícharo e os produtos do concelho”, revela o município de Alvaiázere.
Esta é a oitava edição das “7 Maravilhas de Portugal”, um projecto que, desde 2007, pretende promover os grandes valores da identidade nacional. A Gala Finalíssima decorre a 7 de Setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal. A grande aposta deste ano é na Inovação à base de produtos endógenos, incentivando ao empreendedorismo local. A tradição, a importância económica, social e cultural dos doces são também critérios preponderantes.